(imagens: divulgação/Senac)

A editora Senac São Paulo lançou neste mês dois livros que pautam o segmento da hotelaria inserido no cenário econômico brasileiro. A publicação Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil – Panorama de Mercado e Perspectiva analisa o cenário de avanços do setor, discutindo as oportunidades e as dificuldades no meio de hotéis.  Pedro Cypriano, autor da publicação, é especialista em investimentos hoteleiros com conhecimento em mercado nacional também.

Com enfoque mercadológico, o livro contou com a colaboração de alguns executivos e consultores hoteleiros do País, e traz informações sobre a contextualização da economia, do turismo e da hotelaria no mundo e no Brasil; o negócio hoteleiro, explicando a lógica organizacional dos meios de hospedagem, os requisitos de mercado, as estratégias de estruturação e expansão de novos negócios; e uma análise mercadológica da hotelaria brasileira, com um histórico de desenvolvimento, panorama e perspectivas do setor no País.

Já o livro Princípios e práticas de Revenue Management – Gerenciamento de demanda, de receita e de distribuição apresenta maneiras de lidar com os fatores que precisam ser considerados para a aplicação de um RM eficiente como: segmentação do mercado, controle da capacidade do inventário; previsão de demanda; estratégia de preços e de distribuição; e avaliação de desempenho.

A autora Lígia Centurión traz ainda cases e depoimentos de especialistas da área, com enfoque no mercado hoteleiro, mas cujos conceitos e práticas podem ser transferidos a outras atividades – como alimentos e bebidas, spas, aluguéis de carros e de salões, entre outras  – que lidem com serviços sensíveis à variação de demanda e sazonalidade, e nos quais haja a oportunidade, o desafio e o desejo de maximizar a receita.

Serviço
www.editorasenacsp.com.br