Espirito Santo (foto: arquivo HN/Filip Calixto)Um passeio pela região mais populosa do Espírito Santo
(fotos: Filip Calixto)

Há ares de cidade grande e elementos que contam boa parte da história do Espírito Santo fora dos limites da capital capixaba. Formada por sete municípios – Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – a região conhecida como RMGV (Região Metropolitana da Grande Vitória) abriga quase metade da população do Estado (46%) e, de acordo com dados do governo estadual, produz 58% da riqueza gerada nas imediações. A despeito dos índices econômicos, tais paragens revelam-se fonte preciosa de conhecimento e bons visuais para os defensores do “conheça primeiro seu País”.

Com população total de mais de 1,6 milhão, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a macrorregião mostra mais que belas praias e concentra alguns municípios listados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) como líderes de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) no Brasil. Vitória, por exemplo, aparece no ranking como o quarto destino brasileiro nesse quesito.

Em recente passagem pelo Estado, a reportagem conheceu alguns pontos dessa região e visitou os municípios de Serra e Vila Velha, responsáveis pelas maiores populações da Grande Vitória.

Vila Velha
Mais antigo município capixaba, Vila Velha fica a apenas 5 quilômetros – transpostos sobre uma ponte – de Vitória e supera a capital em tamanho e população. Formada por cinco distritos – Centro, Argolas, Ibes, São Torquato e Jucu – a cidade tem pontos turísticos históricos como o Convento de Nossa Senhora da Penha e o Museu que conta a história da linha férrea Vitória a Minas.

Além do elemento histórico, o destino se destaca por ser sede de grandes empresas como a Garoto, e por ter praias altamente frequentadas.

Traduzidos em imagens, alguns recortes de Vila Velha podem ser vistos no painel abaixo. 

Serra
Mesmo com população superior a 400 mil habitantes, Serra conserva aspectos de cidade pequena. Ruas ainda não pavimentadas – atendendo ao pedido dos próprios moradores – e construções de pequeno porte comprovam a vocação de vilarejo traduzida pelas imediações da praia de Manguinhos, conhecido reduto de pescadores.

Também visitada, a cidade de Serra pode ser vista em fotos logo abaixo. 

Serviço
www.serra.es.gov.br
www.vilavelha.es.gov.br
www.fundacaovale.org

* A reportagem do Hôtelier News viajou ao Espírito Santo a convite da Bristol Hotéis