Fachada do Serrano, em Gramado
(foto: divulgação)
 
Implantado em 2006, o Projeto Ecologia do Serrano Resort, em Gramado (RS), ampliou recentemente suas ações. O projeto foi idealizado pelo diretor executivo do resort, Baltazar Saldanha, que queria contribuir com o meio ambiente.
 
Administrado pelos gerentes Ozanir Castilhos, Lucilaine Marconatto e Tiziana Boll, o projeto ampliou o número de colaboradores e as ações. Em 2007, o colaborador Glicério Andrade implantou a reciclagem de papelão, plástico, papel, garrafas de suco e de vinho, rolhas e óleo de cozinha. Além disso, implantou a destinação correta a baterias, plihas e equipamentos eletrônicos.
 
Recentemente o RH começou a ministrar palestras e treinamentos para conscientizar todos os colaboradores sobre a importância da atitude.
 
Agora sob coordenação do maître Deini Gomes, o projeto conta com oito colaboradores. Gomes explica: “as rolhas voltam para o fornecedor, o óleo de cozinha é vendido para uma senhora que fabrica sabão e doa a famílias carentes e as garrafas de suco, ao fornecedor, que as reutiliza. Este ano queremos organizar a coleta seletiva em cada departamento e nomear um representante responsável”.
 
As ações ambientais incluem ainda plantio de árvores e  distribuição de mudas.
(Chris Kokubo)
 
Serviço