Os operadores hoteleiros de hoje enfrentam múltiplas pressões baseadas em comportamentos de consumo, particularmente quando se trata de alimentos e bebidas. Cada vez mais os clientes têm modificado a sua forma de se alimentar e mais concorrentes vêm de fontes fora da categoria, como mercearias e empórios.

Como permanecer relevante em um ambiente cada vez mais diversificado e competitivo? Abaixo, sete tendências que ajudarão as ofertas de A&B se destacarem: 

1. Muitas opções podem significar nenhuma opção

Hoje em dia há diferentes planos de refeição: vegano, zero carboidratos, proteínas, vegetariano, entre outros. Estas dietas restritas podem dificultar a refeição. Comece por oferecer opções sem carne, sem leite e sem glúten em todas as categorias, desde aperitivos até sobremesas.

2. Lembre a história

As pessoas são resistentes à idéia de "fábricas de alimentos", e estão sempre procurando ofertas de menu que vinculam a natureza, a fazenda, o passado. Se você estiver usando produtos locais, carnes, geléia caseira, grãos antigos ou cerveja artesanal, certifique-se de que seu menu conta a história do item. A transparência na rotulagem é um problema enorme para os clientes de hoje, por isso aproveite ao máximo todos os ingredientes ecológicos que você está usando.

3. Regra de vegetais

Estudos mostram que a população americana de hoje está comendo 26% menos de carne, uma tendência que deve ser refletida em seus menus. As opções incluem a redução da quantidade de carne no prato, criando receitas com legumes que vão além do prato de vegetais cozidos no vapor. 

4. O café da manhã

As áreas urbanas têm aumentado os restaurantes que oferecem café da manhã incomuns, adicionando acompanhamentos como saladas, verduras e frango frito para a oferta tradicional de ovos. Estes pratos são saudáveis ​​e satisfatórios o suficiente para servir como qualquer outra refeição durante todo o dia.

5. Eco-friendly 

Pesquisas recentes mostram que 50% dos produtos cultivados nos EUA são descartados como resíduos e a indústria de serviços de alimentação é um contribuinte chave. Além dos alimentos orgânicos e naturais, os consumidores de hoje tendem a preferir restaurantes que são bons cidadãos corporativos – o que significa que eles minimizam o desperdício, reciclagem e compostagem e o uso de ingredientes não sustentáveis ​​como o óleo de palma. O melhor conselho é adotar práticas mais sustentáveis ​​e comunicar seu envolvimento.

6. Levante o calor!

Os clientes mais jovens têm hábitos alimentares aventureiros, as pessoas viajam para lugares mais exóticos e comem alimentos locais. Os clientes dos restaurantes nunca foram mais diversificados. Seja qual for o motivo, preferem cada vez mais perfis de sabores quentes, criados através de molhos, especiarias ou pimentões. Não tenha medo de misturar e combinar quando se trata de alimentos étnicos. Fusão é uma coisa boa!

7. De olho no visual

Além de manter um menu na moda, os operadores inteligentes garantem que os seus pratos sejam fotogênicos e até criam eventos e decoração favoráveis para fotografias. Restaurantes avançados começaram a oferecer aulas de culinária e bartending para engajar clientes, juntamente com menus de degustação para entusiastas da comida. 

* Artigo original na íntegra no Hotel Management

** Foto de Capa: Pixabay/RitaE