Sérgio Nishida (Siemens), Eduardo Borba Casella (Siemens),
                                Rafael Sampaio (Senac Rio), Nedyr Pimenta Filho (Accor Hotels) e
                               Paulo Coviello Neto (Siemens), no evento sobre tecnologia hoteleira
                                                                        (fotos Claudio Schapochnik)



Claudio Schapochnik*
Rio de Janeiro, RJ

A Siemens, multinacional alemã que completa 100 anos no Brasil em 2005, está apostando fortemente no crescimento da hotelaria e da modernização dos empreendimentos já em operação. De olho nos investimentos que devem ser feitos nos próximos anos, a empresa apresentou novos produtos e novas propostas no seminário “Soluções Tecnológicas para Hotéis – Conforto, Segurança, Economia”. O evento ocorreu na sexta-feira (20) no Centro de Hotelaria e Turismo do Senac Rio, no Rio de Janeiro, e contou com o apoio do Senac Rio, ABIH Nacional e ABIH-RJ.
No evento, foram lançados o outsourcing de telecom para hotéis, novas versões de detecção de incêndio e de software de gerenciamento predial. A opção por lançar as novidades no Rio tem explicação: a cidade é a sede dos Jogos Panamericanos de 2007 e vai receber diversos investimentos na construção de novos hotéis (sobretudo na Barra da Tijuca) e na atualização dos que já operam.

                           
                       Alunos do Senac Rio no palco do seminário: além de mostrar
                         situações problemáticas, esquetes teatrais deram tom de leveza ao evento

No evento, os executivos da Siemens mostraram as unidades de negócios com produtos e soluções voltadas para a hotelaria. Entre uma palestra e outra, houve a apresentação de um esquete teatral cômico, com alunos de teatro do Senac Rio, retratando situações de problemas para os hóspedes e funcionários. Nedyr Pimenta Filho, diretor de Tecnologia da Accor Hotels, também abordou a questão do ponto de vista da maior rede hoteleira do País e cliente da Siemens.
Outsourcing de telecom
Na área de telecomunicações e tecnologia da informação, a Siemens apresentou uma solução inédita e sob medida – desde uma pousada até uma rede nacional ou internacional. Trata-se do outsourcing de telecom, um pacote de ferramentas que inclui o fornecimento de sistemas PABXs convergentes, que transmitem voz sobre IP, software que integra com sistemas de gestão (SAP, tarifação, monitoramento da rede de voz telefônica e dados via internet), além de sistemas de controle de acesso e de consumo.
Além de toda a administração ficar unificada, os dados dos hóspedes passar a estar interligados com a área administrativa do hotel. “A nossa expectativa é muito positiva”, afirmou Sérgio Nishida, diretor de Vendas de Telecomunicação da filial Rio de Janeiro da Siemens. Ele enfatizou ainda que a solução permite atingir desde pequenos meios de hospedagens a grandes redes.

              
                                Gigaset (telefone sem fio) e o HiPath3000: soluções em telecom
                                                               (fotos divulgação Siemens)

“Os ativos e a prestação de serviços são de propriedade e responsabilidade da Siemens, ou seja, dessa forma o hoteleiro pode cuidar do seu foco, do seu core business”, enfatizou Eduardo Borba Casella, diretor de Canais da Siemens.
O modelo desse negócio prevê uma cobrança diferenciada para os contratos de locação ou de manutenção dos equipamentos: mensalidades variáveis e pré-estabelecidas de acordo com a taxa média de ocupação do estabelecimento. Na avaliação da Siemens, esse prática de cobrança por demanda vai colaborar para um redimensionamento dos investimentos em modernização tecnológica. O objetivo da empresa é aumentar em 50% o volume de vendas para o setor.
Lançamentos na área de segurança
As outras duas novidades apresentadas são uma nova versão de central de detecção de incêndio que acopla sistema de mensagem de voz e oferece recursos de programação e uma nova versão do software de gerenciamento de sistemas de ar-condicionado e energia, além de programar a iluminação externa e acompanhar o consumo, entre outras modalidades de controle. Ambas estão sob o guarda-chuva da Siemens Building Technologies (SBT).
A SBT oferece equipamentos como circuito interno de TV, detector de incêndio, controle de temperatura, bombas e equipamentos, sistemas elétricos, de aquecimento e segurança.
“Antigamente os hoteleiros se preocupavam em oferecer um quarto bom e limpo e um bom atendimento”, comentou o engenheiro Paulo Coviello Neto, diretor executivo da SBT. “A hotelaria mudou muito, hoje além dessa preocupações que permanecem, a operação de um edifício é cada vez mais complexa”, completou Neto. “Por isso oferecemos soluções nessa área de administração predial para que o hoteleiro se preocupe com o seu negócio – hospedagem.”

            
                FireFinder (equipamento de detecção) e a nova linha de placas coloridas Spazio
                                                                   (fotos divulgação Siemens)


Dentro desse cenário, a segurança é a principal preocupação do hoteleiro – segurança para seus hóspedes e funcionários e o patrimônio. “A segurança hoje em dia é o nosso carro-chefe”, ressaltou Neto.
Segundo o executivo, a SBT oferece soluções nos considerados quatro confortos que um empreendimento hoteleiro tem de ter – térmico, olfativo, técnico e econômico. “Os nossos projetos são baseados nesses quatro conceitos”, disse o diretor executivo da empresa, que são assim definidos:
Térmico – ligado ao controle da temperatura nos apartamentos, principalmente, e em outros ambientes.
Técnico – os equipamentos e as soluções têm de ter operações inteligentes e eficientes e ser compatíveis com futuras expansões, ou seja, têm de ser modulares.
Olfativo – relacionado ao controle e à eliminação de odores como, por exemplo, evitar que o cheiro de uma fritura da cozinha seja sentido no quarto ou em outra área do hotel.
Econômico – tem de ter um preço competitivo, assistência técnica nacional e possibilidade de gerar relatórios e gráficos para verificar as economias geradas.

             

Presença na hotelaria
No Brasil e no mundo, a Siemens tem equipamentos, produtos e serviços presentes em vários hotéis e redes. Entre as empresas estão a Accor Hotels, Marriott, Hilton, Bourbon, Hyatt e Costa do Sauípe. Mais exemplos podem ser vistos no site mundial da empresa dedicado à hotelaria.

A reportagem do Hôtelier News viajou a convite da Siemens.

Serviço
Siemens
Rio de Janeiro: (21) 3431-3012
Outras localidades 0800-555850
www.siemens.com.br
www.siemenshotel.com