Sirha SustentávelProdutos sustentáveis são algumas das atuais apostas no mercado

Será que existe algum modo de continuarmos a realizar todas as nossas atividades cotidianas agredindo menos a natureza? Essa é a proposta de alguns expositores participantes do Sirha (Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação), que termina hoje (16), no São Paulo Expo. 

Soluções sustentáveis

A empresa Solis Aquecedor Solar está participando pela primeira vez da feira voltada para profissionais de food service e hotelaria. Atualmente, a empresa oferece mais de 10 tipos de coletores solares e reservatórios térmicos de diversos tamanhos. A marca, que trabalha para redes como AccorHotels e Atlantica Hotels, tem em seu portfólio produtos que proporcionam economia de 40% no consumo de energia. 

SolisRenata Santos, assistente de Marketing da Solis

Mesmo que a Solis atenda a grandes redes hoteleiras, a companhia pretende expandir a clientela, incluindo restaurantes e hospitais na carteira. "Hoje, os grandes estabelecimentos representam aproximadamente 30% da receita. Nossa presença na feira é uma oportunidade de estreitar relacionamentos e expandir nossa atuação", afirma Renata Santos, assistente de Marketing da marca. 

Além de exporem seus produtos no estande da própria empresa, a Solis também se fez presente na área Samba in the Box, novo projeto arquitetônico da rede Samba Hotéis

Menor impacto químico

Outro expositor que debutou no Sirha foi a TDE Group, distribuidora da marca canadense Tersano. Criada há aproximadamente seis meses, a empresa possui como carro-chefe um sistema de limpeza que não faz uso de produtos químicos, como alvejantes. Por meio do Lotus PRO, a água se transforma em um produto desodorizante e saneante. Isso só é possível pelo ozônio adicionado na água por meio do seu equipamento. 

A tecnologia reduz possíveis irritações na pele de clientes finais e de funcionários da limpeza de estabelecimento hoteleiros, por exemplo, em função de não haver exposição química. Além disso, reduz o inventário de produtos de limpeza e é inofensico ao meio ambiente quando o refil é descartado. 

TDE GroupRonaldo Del Papa, Tamires e Sergio Del Papa, todos da TDE Group

Ronaldo Del Papa, diretor da TDE Group, acredita que o produto possui qualidades, mas que ainda necessita ser mais conhecida do público. "A nossa cultura está acostumada a espumas e cheiros. Não é esso o nosso foco. A limpeza pode ser feita de forma simples, sem necessidade de sabão e enxague, sem deixar cheiro, porque o ozônio é o elemento usado. Com nossa tecnologia, queremos destacar a importância de algo estar realmente bem desinfetado e saneado, em vez de somente cheiroso", contrapõe. 

Mesmo com pouco tempo de existência, o produto já é utilizado por alguns shoppings centers de São Paulo, como o Aricanduva e Higienópolis, além do Hopital das Clínicas. O foco da marca, entretanto, é ampliar ainda mais a divulgação do portfólio da TDE Group e começar a ser fornecedoras a outros tipos de estabelecimentos, como restaurantes, casas e hotéis. 

(*) Fotos da matéria: Felipe Lima/Hotelier News