* De Berlim, Alemanha


O grupo passa por um dos cartões postais da capital alemã: o Portão de Brandemburgo
(foto: Filip Calixto)

Na capital da Alemanha não é nada raro ver moradores contornando as avenidas da cidade montadoos em suas bicicletas a qualquer hora do dia. Em índices levantados pelo governo nacional, o lugar mostra o aumento na movimentação no veículo de duas rodas por meio do recuo no índice de utilização de automóveis. São 386 carros para cada um mil habitantes. Perante a esse cenário, a dobradinha Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo) e DZT (Centro de Turismo Alemão) colocou em seu tour sustentável um roteiro que apresenta as esquinas do destino vistas sobre as duas rodas.

A atividade ocorreu hoje (2) e teve o apoio e a supervisão do grupo Berlin on Bike, que dedica-se a apresentar o município para locais e turistas, sempre em passeios com as "magrelas".O acontecido foi a principal atração de um dia repleto e que deu sequência à viagem iniciada ontem (1), pensada para mostrar os hábitos e práticas sustentáveis adotados por diversos setores no país.

No trajeto o guia mostrou ruas que movimentam a parte mais simples da rotina berlinense, antigas construções que resistiram à guerras do século XX, pontos culturais do município e locais turísticos conhecidos mundialmente como o Parlamento Alemão e o Portão de Brandemburgo. 

Abandonando as bicicletas, o trajeto sustentável teve outros capítulos com uma sequência de visitas a lugares e pessoas que fazem da reutilização de materiais e da reciclagem seu estilo de vida e assim levantam a bandeira da preservação. 

Essa parte da agenda começou com a apresentação de uma estilista local que utiliza doações de roupas para criar novas peças e coleções. Depois os convidados foram apresentados a Isabel Vollrath, estilista que tem o seu trabalho marcado pela inusitada meta de construir peças exclusivas com materiais pouco convencionais. Isabel utiliza sacos de câmaras de pneu de bicicletas, sacos de café e de entulho, fardas aposentadas e alguns materiais mais.

Seguindo o caminho outros locais foram apresentados. Mas dois merecem destaque. Um deles é o Kopps, um restaurante totalmente vegano que construiu clientela e prestígio montando cardápios dentro de uma rigorosa dieta que não permite a entrada de itens derivados de animais. O outro ponto a ser restaurado é a Prinzessien – Garten, um parque na região central da cidade, o bairro de Kreuzberg, que foi fundado a partir de uma iniciativa dos moradores que vendo o terreno vazio começaram a realizar obras até transformar o local em um centro de convivência eclético, com aspecto de parque e com gente de todo tipo e atrações até para turistas.

Amanhã (3) as atividades seguem ocorrendo em território alemão.

Serviço
www.germany.travel
braztoa.com.br
www.visitberlin.de/pt

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Alemanha a convite da Braztoa e do DZT