Espelho d'água no lobby do Sofitel Guarujá Jequitimar

A história da Sofitel Guarujá Jequitimar, empreendimento da AccorHotels, começou na década de 1950, quando um casal da elite paulistana se encantou com o sítio que estava a venda na Praia de Pernambuco, no balneário paulista. Jorge e Marjory da Silva Prado já frequentavam as festas e baladas no destino, que já era conhecido como “Pérola do Atlântico” devido a suas enseadas e praias desertas. 

De posse da propriedade, eles decidiram criar um loteamento. Para receber os interessados, construíram uma casa, um clube de golfe e um pavilhão, onde recebiam os amigos para passar o dia. Decidiram então construir um hotel, e Marjorie escolheu o nome Jequitimar, inspirado no árvore Jequitibá.

A dama da sociedade paulistana não viu a inauguração do Hotel Jequitimar, Quis o destino que ela fizesse sua passagem antes da abertura do empreendimento, que virou depois de algum tempo uma referência de hospedagem no Estado. 

A partir de 1977, o hotel passou ser administrado pela filha do casal, Veridiana Prado, que 20 anos depois resolveu vender o patrimônio. Quem adquiriu a propriedade foi o empresário Senor Abravanel, conhecido como Silvio Santos.

O antigo Hotel Jequitimar foi demolido e em seu lugar foi desenvolvido o Sofitel, inaugurado em dezembro de 2006. Ocupando uma área de 77 mil metros quadrados, o projeto arquitetônico é de Henri Michel Fournier e o paisagismo de Haruyoshi Ono, do escritório Burle Marx. 

A entrada no Sofitel sempre impressiona pois o grande espelho d’água ocupa praticamente o lobby todo. Parece que o mar invadiu o hotel, mas na verdade o intuito de Fournier foi criar uma integração entre o externo e o interno.

Considerado o maior hotel do litoral paulista, com 301 apartamentos, o Sofitel Jequitimar, é também o primeiro da América do Sul a oferecer o So Spa, atualmente gerido, nesta unidade, pela marca L’Occitane. Exuberante, o complexo de bem-estar é bem equipado, inclusive com uma academia de ginástica, salas de tratamento, piscina coberta e área externa.

Com três restaurantes e dois bares, a gastronomia do Sofitel Guarujá é um atrativo à parte. No fim de semana, os três restaurante estão abertos, criando uma oferta que vai desde o descontraído Mar Casado, o casual Brisa, que atende sempre com buffet, e o Les Épices, de gastronomia requintada e atmosfera romântica. 

Considerado também um resort para famílias, principalmente aquelas com crianças pequenas, o empreendimento conta com ampla estrutura para diversão dos pequenos com Kid’s Club, restaurante infantil, berçário, copa da mamadeira, além de atividades conduzidas por monitores especializados.

Ampla área para eventos, com 16 salas e salões, o maior deles com capacidade para 1,1 mil pessoas no formato auditório, três foyers, auditório retrátil, arena externa e business center, perfazendo mais de 6 mil metros quadrados de espaço.

Espera que tem mais: o Sofitel Jequitimar conta com o Shopping Jequeti, com 35 lojas, supermercado e restaurantes. Heliponto, três quadras de tênis, uma poliesportiva, duas de vôlei de areia, estacionamento coberto para 500 veículos e cassino completam a infraestrutura do resort.

Tudo isso faz do Sofitel Guarujá Jequitimar um empreendimento único, com ampla área externa, piscinas, alto astral, mesclando o requinte com a descontração, envolto de natureza e na melhor localização dessa ilha, que vista de cima parece um dragão.

Experiência de hospedagem

Sofitel Jequitimar tem 301 apartamentos, divididos em seis categorias. Nós ficamos num Classic no último andar, com 38 metros quadrados, com varanda de frente para o mar. O banheiro amplo com 5,5 m² tinha box com ducha de teto e um painel de vidro que permitia ver o quarto e até o mar, deixando obviamente as cortinas sempre abertas. 

Não conseguimos ver as demais categorias pois era um fim de semana e o empreendimento estava cheio. Variando entre 38 m² e 400 m², entre todas elas, a dica é sempre ficar em andar alto, de frente para o mar, onde nasce o sol. Já, os quartos que estão situados do lado oposto contam com a vista para a vizinhança, ao Clube de Golfe do Guarujá e a uma reserva com Mata Atlântica.

A primeira impressão ao entrar no apartamento foi muito boa. Com tons claros nas paredes e piso, além de um detalhe simples porém causador de mais leveza: o tecido branco pendurado no teto sobre a My Bed – marca exclusiva da rede e muito confortável. A chaise colocada em um dos cantos criou um clima francês e o terraço permitiu termos uma vista deslumbrante das praias de Pernambuco e do Mar Casado. 

Dotado de algumas amenidades especiais como enxovais Trussardi, cafeteira Nespresso e itens de higiene da marca L’Occitane, o quarto reservado para nós tinha cofre, TV com programação a cabo, ar-condicionado, acesso wi-fi e por cabo a Internet, DVD player, frigobar, mesa redonda com cadeiras e black-out que funciona.

Entre os mimos oferecidos como xícara de chá no final do dia, um causou surpresa, duas revistas de motociclismo deixadas pela arrumadeira com um bilhete com dizeres acolhedores. Esse é o tratamento dado aos clientes especiais, segundo a direção do hotel.

Veja abaixo as fotos da hospedagem no Sofitel Jequitimar.

Experiência gastronômica

Digno de um resort de luxo, o Sofitel Jequitimar conta com três restaurantes e dois bares na sua infraestrutura gastronômica. Esse leque de opções permite que o hóspede diversifique a sua experiência. Numa hospedagem de fim de semana, por exemplo, ele pode vivenciar cada etapa de suas refeições em um lugar diferente. 

Comandado pelo chef francês Patrick Ferry, que está no Brasil há 20 anos, a gastronomia do Sofitel Jequitimar divide-se da seguinte forma: três restaurantes, Brisa, Mar Casado e Les Épices, além de dois bares, o L’Eau Vive, com direito a piano, e o Pool Bar.

Nossa experiência gastronômica contemplou o café da manhã no Brisa, que é a única opção para a primeira refeição do dia, além do room service. Foi nesse restaurante, que fica no primeiro andar do prédio principal, com vista para o mar, salões com amplas janelas, além de um terraço para quem gosta de curtir a temperatura ambiente.

Munido de um buffet central, outro lateral para as frutas e uma estação para preparos de omeletes e tapiocas, o café da manhã é repleto de itens, com destaque para os pães e seus derivados como os croissants sem recheio ou com chocolate.

Chef Patrick Ferry comanda a gastronomia do Sofitel Jequitimar 

O almoço na sexta-feira também foi no Brisa, onde os frutos do mar, em versões frias, ou seja de entradas abriram o apetite para experimentar a variedade permissível para uma degustação condizente, que culminou do devaneio das sobremesas – cada uma mais atraente que a outra.

Na onda do público vegano e vegetariano, que já soma mais de 22 milhões de pessoas no país, o restaurante contemplava uma moqueca vegetariana para os adeptos desse segmento. 

Além da ótima gastronomia, a atmosfera do Brisa encanta com decoração clara, acariciada pela luz natural que entra pelas janelas.

Veja abaixo, na galeria, a experiência no Restaurante Brisa:

Alta Gastronomia no Les Épices

Aberto apenas no jantar das sextas e sábados, o Les Épices fica no pavimento térreo com vista para a piscina, que ganha iluminação azul durante a sua operação. 

Ambientado com um piso de madeira com verniz de tom caramelo que contrasta com a parede de pedras rústicas, sentamos numa mesa ao lado das janelas do teto ao chão. Lá fora luzes verdes enaltecem o tom das árvores e a luz azul na piscina cria um clima diferenciado. Mais para romântico do que amistoso, o Les Épices estava lotado com casais, famílias e grupos de amigos.

Recepcionados na mesa pelo competente sommelier e maitre Patricio Ortiz, o Les Épices oferece um cardápio da alta gastronomia, sugerido pelo chef Patrick, acompanhado com uma carta de vinhos diferenciada. O serviço e a atmosfera do restaurante são elegantes e o local é ideal para impressionar seu par, seja num simples namoro ou em uma comemoração de aniversário de relacionamento.

Provamos a Trilogia de Ceviche e o Tagliatelli negro com frutos do mar. A sobremesa foi a Bola dourada de chocolate com sorvete de iogurte, frutas vermelhas do bosque e calda de chocolate branco.

Mesa que escolhemos no Restaurante Mar Casado

Restaurante Mar Casado: excelente gastronomia com descontração

Situado no limite do terreno que abriga o Sofitel Jequitimar na direção da Ilha que leva o mesmo nome do restaurante, o Mar Casado é um lugar pitoresco e muito gostoso para desfrutar de uma gastronomia baseada nos frutos do mar, pescados e grelhados.

Separado da praia por um muro mas sem esconder a vista da Ilha do Mar Casado e das águas do mar, o ponto gastronômico opera apenas para almoço nos sábados e domingos.

Escolhemos uma mesa de frente à Ilha e curtimos os passarinhos que pulavam de galho em galho, além das orquídeas presentes na grande árvore sobre nossa mesa. O barulho do mar completava a tranquilidade e só faltou a bossa nova tocando nas caixas de som.

A comida veio sem pressa mas num timing perfeito: Salada de camarão e Peixe grelhado do dia, acompanhado por uma cerveja geladinha. Serviço e gastronomia: de deixar saudades.

Confira na galeria a seguir as imagens do Les Épices e do Restaurante Mar Casado.

Serviço
sofitel.com

* A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no Sofitel Guarujá Jequitimar a convite do próprio hotel.

** Crédito das fotos: Peter Kutuchian