Spa & Wellness: entenda a importância e o impacto do segmento na indústria da hospitalidade


Evelyn Domingues, especialista em tratamentos de estética e bem-estar, leva seus procedimentos aos hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem

A indústria da hospitalidade está em constante transformação. A tecnologia avança a passos largos e obriga a mudança de hábitos e procedimentos, tudo em nome da praticidade, do conforto e do atendimento pleno das necessidades dos hóspedes, seja a lazer, trabalho ou nos cuidados pessoais. Com essa verdade em mente, cada vez mais resorts e hotéis urbanos trabalham na atualização de equipamentos e serviços, mantendo sempre em evidência uma pergunta cuja resposta se transforma na mesma velocidade em que surgem as novas tendências: quem é meu hóspede?

No intuito de oferecer mais do que uma boa cama e um bom chuveiro, empreendimentos de todo o mundo enxergam nos tratamentos estéticos e de bem-estar, uma oportunidade de complementar a experiência do hóspede. "Ter um spa dentro do resort significa sinergia entre hospitalidade e bem-estar, pois um hotel que oferece serviço de spa se preocupa também com a saúde física e mental do seu hóspede, proporcionando uma experiência completa", afirma Ivana Carvalho, gerente do spa do Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA).

No mais, hotéis de ambos segmentos - corporativo e lazer - já entendem a importância dos serviços e oferecem, além das tradicionais instalações de fitness, spas equipados com salas para diferentes usos, com serviços que vão de massagens, passando por banhos, tratamentos diversos e até meditação.

Por Hugo Massahiro Okada

Para entender melhor o diferencial que os spas agregam aos hotéis e resorts, conversamos com diferentes especialistas no tema, que atuam direta e indiretamente com a indústria da hospitalidade, dentro das unidades e fora delas, como prestadores de serviços. A variedade de tratamentos disponíveis atualmente é extensa e o mercado da estética, assim como a hotelaria, está sempre se renovando com o auxílio da tecnologia e de práticas inovadoras, que ganham rapidamente a preferência do público, conforme explica Evelyn Domingues, especialista em tratamentos estéticos e de bem-estar e proprietária do Espaço Amarílis, na zona norte de São Paulo.

"Atualmente o procedimento que está sob os holofotes do mercado é a criolipólise (procedimento para a redução de medidas) e a depilação prolongada, que demanda um investimento maior mas que tem resultados muito eficientes para homens e mulheres. Além deles, destaco todos os outros procedimentos que envolvem redução de medidas e rejuvenescimento. Existe hoje uma maior preocupação com a estética, pois trabalha a auto-estima, trazendo inúmeros benefícios. Cada vez mais as pessoas incluem esses tratamentos em seus orçamentos pessoais, e por isso este mercado está sempre aquecido", observa Evelyn.

"Me apaixonei pela profissão logo de cara porque percebi logo que o profissional da estética não é responsável somente pelos procedimentos. É uma profissão de amor, onde você se torna responsável por levar cuidados, beleza, realização e bem-estar para as pessoas. Isso cria vínculos de amizade, pois você acompanha o avanço da pessoa na superação de problemas que a incomodam e até restringem a sua interação social", complementa a profissional.

Modelos de negócios

Muitos tratamentos e massagens podem ser aplicados no próprio interior dos apartamentos, dispensando aos hotéis urbanos, por exemplo, a necessidade de um espaço específico dentro do empreendimento, o que levou à criação de um novo modelo de negócio, onde o especialista leva os procedimentos direto para o hóspede em seu quarto, mediante solicitação. "É muito mais cômodo para o cliente ter o profissional indo ao seu encontro, sem a necessidade de deslocamento e horas no trânsito e gasto com estacionamento. Também sabemos que os viajantes, sobretudo os de negócios, querem otimizar o máximo de seu tempo. Por isso acredito no potencial dessas parcerias", destaca Evelyn, que já compartilha o menu de tratamentos do seu espaço com hotéis e pousadas.


Gustavo Albanesi, co-fundador do Buddha Spa e Smart Spa Home

Também mirando hotéis e pousadas e outros meios de hospedagem que não possuem spas, Gustavo Albanesi, co-fundador da marca Buddha Spa, criou a microfranquia Smart Spa Home. "O Buddha Spa trabalha com franquias. Há duas possibilidades de negócios para os hotéis: A franquia convencional, que é o ideal para condomínios e hotéis de alto padrão que tenham como adaptar uma estrutura completa com diversos serviços de bem estar, relaxamento e estética; e o segundo modelo, com o aplicativo Smart Spa Home, que oferece os serviços em qualquer localidade, viabilizando o atendimento dentro dos apartamentos. Todos os modelos usam a linha de cosméticos desenvolvida pelo grupo", explica Albanesi.

Com mais de 16 anos de atuação nas áreas de terapias corporais e faciais, a Buddha Spa é uma rede composta por 30 unidades distribuídas entre as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, Rio de Janeiro, Campina Grande e Goiânia. O espaço trabalha com mais de 25 tipos de terapias de relaxamento, bem-estar e tratamentos estéticos. As unidades também oferecem a modalidade de Day Spa, Dia da Noiva e tratamentos especiais para gestantes e mulheres em período pós-parto, além de um menu específico para o publico masculino. Recentemente, a empresa implantou o novo spa do hotel Pestana São Paulo. 

Com quatro salas, sendo uma de casal, com banheira para banho de imersão, uma sala para ayurvédica, outra de estética e a quarta para terapias gerais de seu menu, o Buddha Spa no Pestana São Paulo também oferece área de estar ao lado da sauna seca e úmida e uma área externa para Day Spa. A empresa também estará presente no Pestana Rio Atlântica, onde implanta neste mês os serviços da Smart Spa Home.


Pedro Botelho, brand manager do Pestana Hotel Group para o Brasil

"Vemos o spa como um produto agregador à experiência não só dos hóspedes que viajam em lazer ou negócios, mas também das pessoas locais, daí termos escolhido a Buddha Spa pela sua notoriedade e qualidade nos serviços que prestam", explica Pedro Botelho, brand manager do Pestana Hotel Group para o Brasil. "A expectativa é de tornar os nossos produtos referência na arte de bem receber e sobretudo de oferecer algo relaxante aos consumidores, aumentando o grau de satisfação e reputação do empreendimento", complementa o executivo.

"O modelo de franquia convencional é vantajoso para hotéis, que recebem a implantação da unidade sem custo, já que os investimentos são feitos pelo Buddha Spa - a do Pestana São Paulo, por exemplo - demandou cerca de R$ 250 mil e o novo spa tem como meta atender cerca de quatro mil pessoas por ano", conclui Albanesi.

Cases de sucesso

Enquanto alguns hotéis, resorts e pousadas acompanham a tendência e aderem aos spas seja qual for o modelo de negócio, outros empreendimentos já celebram a consolidação como referência no oferecimento dos serviços. 

Costa Brasilis All Inclusive Resort & Spa, na Vila de Santo André, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, é um desses exemplos. O ambiente onde o complexo está instalado por si próprio já é uma experiência de bem-estar e relaxamento, como frisa Deva Mati, gerente do Spa Ruby Beauty Store, de propriedade e administrado pelo Grupo Samadhi e localizado no interior do empreendimento. Mestre Reiki com especialização em tratamentos holísticos, Mati, como é conhecida entre os colaboradores e locais, nasceu Marília Campana, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O nome Deva Mati lhe foi dado durante o período vivido na Índia, para onde viajou após formar-se em sociologia, já com o desejo de aprofundar-se nas práticas pelas quais é reconhecida atualmente.

Quando retornou ao Brasil, empregou tudo o que aprendeu na indústria do turismo e hospitalidade, atuando na Soletur e posteriormente no Grupo Samadhi, no Spa Ruby Beauty Store, onde hoje gerencia as atividades e orienta os hóspedes na meditação e nas aulas de ioga. 

Para Deva Mati, a presença de um espaço como o spa dentro de um resort é essencial. "No mundo em que vivemos, onde as pessoas estão constantemente ocupadas, correndo, e, principalmente, com o avanço dos sintomas de depressão, se faz bastante oportuno o oferecimento desses serviços e práticas dentro de um resort. Faz com que a sensação de relaxamento seja plena. É uma realidade o crescimento deste segmento dentro do turismo. Viajantes corporativos, profissionais liberais e os novos viajantes (millennials) sentem a importância do bem-estar", opina a gerente, destacando que a unidade teve desempenho satisfatório em 2017.

Outro dado interessante revelado pela profissional é a predileção do público de São Paulo pelos serviços. "Atendemos viajantes de diversas partes do País, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, mas sentimos uma leve acentuação na procura pelos tratamentos por parte dos paulistas. A falta de tempo para usufruir de uma massagem ou outro procedimento devido à rotina na cidade é a uma fala constante por parte deles", diz Mati.


Deva Mati, gerente do Spa Ruby Beauty Store, no Costa Brasilis All Inclusive Resort & Spa

Também no Estado da Bahia, está localizado o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, cujo spa é gerenciado por Ivana Carvalho. "Sempre me interessei pela área holística e massoterapia, acreditava que a massagem tem o poder de prevenir diversos tipos de doenças (hoje tenho certeza disso). Comecei com um curso de Reiki ao mesmo tempo em que me deslumbrava com a faculdade de Administração Hoteleira. O melhor aconteceu quando surgiu a oportunidade de trabalhar no spa do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, onde pude unir meu desejo pessoal com minha vocação profissional", conta a profissional.

O espaço foi vencedor por dois anos consecutivos (2016 e 2017) do título Melhor Spa de Resort do Brasil pelo World Spa Awards, prêmio que reconhece anualmente os melhores spas (em hotéis ou independentes) de todo o mundo. Além dos hóspedes do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, o spa também atende proprietários de residências em condomínios da Praia do Forte, cadastrados no Programa Neighbour Experience, mantido pelo empreendimento.

"A busca por serviços de spa está em crescimento constante no Brasil. O número de pessoas que procuram tratamentos para o recondicionamento do corpo e alívio do stress vem aumentando visivelmente, cada vez mais o brasileiro está buscando o bem-estar, maneiras de reconectar e reenergizar em meio à rotina agitada", ressalta Ivana.

Tratamentos

Para Evelyn Domingues, a criolipólise é a grande "queridinha" entre o público da estética - preocupado em manter a forma e com a redução de medidas. "A criolipólise é um procedimento não invasivo que consiste em uma manopla que é acoplada na região da gordura localizada, congelando as células gordurosas. Nesse procedimento, essas células são mortas pela ação do frio. Então, a cliente ou o cliente não sai do espaço com aquele 'efeito Cinderela' com centímetros a menos que voltam depois. Trata-se de um efeito gradativo. Dentro de 90 dias, o organismo percebe a região cheia de toxinas e começa a fazer a eliminação. Hoje, esse procedimento é conhecido como lipo não invasiva", explica a esteticista, ressaltando que a alimentação saudável e a prática de exercícios se torna indispensável para melhores resultados.

Deva Mati vê como diferencial do Spa Ruby Beauty Store do Costa Brasilis All Inclusive Resort & Spa, o oferecimento do Banho de Beleza Weleda - gomage corporal, banho de imersão de espuma, hidratação com óleo Weleda ou loção corporal da mesma marca. "Destaco como diferencial o uso deste produto pela sua qualidade ímpar e poder de potencialização dos resultados", ressalta a profissional. "Nossos hóspedes e clientes no geral (o espaço também atende o público não hóspede) procuram muito os banhos terapêuticos. São tratamentos de imersão com efeito relaxante muito eficaz. Esses banhos são a porta de entrada para a meditação e à ioga, que no empreendimento são oferecidas como cortesia, sob minha orientação", complementa.

Ivana Carvalho, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, enumera os destaques entre os tratamentos do espaço: "Como diferenciais temos a Máscara de Dendê que traz vida nova para a pele e conta também com uma poderosa esfoliação com sal grosso; a Hidratação Cravo e Canela com esfoliação e máscara à base de coco, mel, cravo e canela proporcionando à pele hidratação, suavidade e frescor; e a Massagem Toque da Índia que combina óleos aquecidos com pindas de ervas especialmente desenvolvidas para um profundo relaxamento e bem-estar, sendo a mais procurada pelos clientes". 

Como foi bem colocado no início desta especial, hospitalidade e bem-estar caminham lado a lado, sendo impossível pensar em um e não pensar no outro. O novo viajante procura experiências que estejam atreladas à valores que têm peso na decisão pelo empreendimento onde passarão as férias ou um simples final de semana. Tal como a sustentabilidade, também a preocupação com a saúde cresce entre os novos (e veteranos) viajantes. "Os segmentos de estética e de wellness estão cada vez mais conectados, abrindo espaço para o cuidado com o corpo e alma através de terapias de relaxamento e técnicas de massagem. É um mercado com grande espaço ainda para expansão", conclui Ivana Carvalho.

Serviço
Espaço Amarílis - (11) 9 4701.1317

* Crédito da foto de capa: Lucia Paes de Barros Assessoria de Imprensa
** Crédito da foto de Evelyn Domingues: Hugo Massahiro Okada
*** Crédito das fotos de Gustavo Albanesi e Pedro Botelho: Lucia Paes de Barros Assessoria de Imprensa
**** Crédito da foto de Deva Mati: Arquivo Pessoal

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