Staybridge Suites São Paulo: um dos exemplos da hotelaria
executiva de alto padrão na capital paulista

(fotos: Cristiano Macchi, Délia Coutinho e
Leonardo Rodrigues/divulgação)
O Staybridge Suites, inaugurado em 2003 na capital paulista, tem tudo o que um executivo precisa quando os planos da viagem prevêem uma estada mais longa e, é claro, sem preocupações: localização privilegiada, conforto, segurança e inúmeras facilidades.

A única unidade da bandeira do InterContinental Hotels Group (IHG) voltada para longa permanência instalada no Brasil já é, à primeira vista, uma excelente opção pela sua localização no Itaim Bibi, um dos bairros mais nobres de São Paulo. A região é repleta de restaurantes, opções de entretenimento, próxima ao Shopping Iguatemi – o mais luxuoso da cidade – e ao Parque do Ibirapuera. Além disso, fica a apenas 15 minutos do Aeroporto de Congonhas e da avenida Paulista, o marco do centro empresarial da capital paulista.

Por Délia Coutinho*

 

Vista da varanda de uma das habitações. O bairro do Itaim
concentra vida noturna, alta gastronomia e residências
luxuosas verticais e horizontais
Vista do alto do elevador panorâmico do hotel para o
Parque do Ibirapuera, maior zona verde de São Paulo

 

Cumprida a primeira exigência – o local -, passamos à estrutura e diferenciais do meio de hospedagem. O Staybridge se sobressai na paisagem cosmopolita do bairro por ser a maior torre da redondeza – são 31 andares com elevadores panorâmicos de onde, nos andares mais altos, podem ser avistadas até as árvores do Ibirapuera.Aliás, quem já esteve em qualquer outro Staybridge do mundo com certeza não encontrou um arranha-céu, mas sim uma construção de três ou quatro andares numa arquitetura que lembra um casarão. “No Brasil tivemos que nos adequar às necessidades do mercado, portanto temos o único Staybridge com padrão arquitetônico diferenciado”, explica Plínio Passini, diretor de Vendas & Marketing do empreendimento.


Lobby de entrada com iluminação natural…

…e decoração em tons laranja e amarelo escuro.
Na recepção, madeira
O lobby de entrada visto de cima


Num canto do ambiente há dois micros
à disposição dos hóspedes

 

Somada às qualidades do bairro está a conveniência do hotel ser interligado ao Brascan Open Mall. Um minishopping a céu aberto encontra-se anexo à propriedade com seis salas de cinema, restaurantes de gastronomias diferenciadas – alemã, italiana, japonesa, carnes -, casa de câmbio e lojas.Tudo isso sem contar o que é oferecido dentro do próprio empreendimento. O projeto do Staybridge e complexo Brascan foi, inclusive, contemplado com o Prix D’Excelence na categoria Conceito e projeto, prêmio que é uma espécie de Oscar do mercado imobiliário mundial.

 
Quer pegar um cineminha? Basta descer do quarto
e ir até o complexo Kinoplex, com seis salas…
…e depois, jantar no Galeto’s ou esticar na
Cervejaria Braumeister, no Frans Café,
no Spoleto, na Vivenda do Camarão.
Alguns oferecem descontos para
hóspedes de longa temporada

 

Lazer, serviço, convenções
Já falamos bastante do entorno do Staybridge e agora vamos detalhar as suas características internas, a começar pela academia. A Estação Fitness, terceirizada, é de última geração e conta com 800 m²de área. Depois de uma reforma, o espaço ganhou esteiras com TV de plasma individual e sala exclusiva para prática de spinning.
Outro diferencial da estrutura do hotel é a loja de conveniência 24 horas Bridge Mart Convenience Store, presente em todos os empreendimentos desta bandeira, que oferece de alimentos congelados a itens de higiene pessoal.
 
Sala de musculação da academia Estação Fitness
Piscina para os que preferem se exercitar nadando

Sala exclusiva para spinning, aula aeróbica sobre duas rodas
Fachada da Bridge Mart, a loja de
conveniência 24 horas

 

O restaurante do hotel é o Floriano, espaço com design moderno, nas cores branca e preta, que atende hóspedes e também passantes. A cozinha é comandada pelo chef Hamilton, o Melão, e tem como diferencial o vasto menu de pizzas oferecido somente no jantar.No almoço funciona o serviço de buffet. Já no café da manhã, o destaque fica por conta de outro serviço do padrão Staybrigde: o On the Go!. Trata-se de um kit para viagem ideal para aqueles que não têm tempo de parar para tomar o café. A caixinha personalizada vem com suportes para dois copos térmicos descartáveis e espaço para pães, frios e frutas, entre outros alimentos.


Logo na entrada do restaurante está a mesa com os kits
On the Go!, uma praticidade a mais da rede Staybrigde

Saladas oferecidas no Floriano
durante o almoço

O toque irreverente da decoração do
Floriano são frases impactantes
impressas até mesmo nos banheiros

Na sua entrada principal lê-se um trecho da música dos Titãs: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte…”

A letra continua estampando os assentos
 
O café da manhã é bem servido, com bolos,
frutas, frios, linha light…
 
…além de pães e guloseimas
Há quatro tipos de cereais à escolha do hóspede
No jantar, o couvert do Floriano abre bem o apetite com torradinhas de massa de pizza, azeitonas pretas, rosbife e pasta
Uma das suculentas pizzas tamanho individual.
Esta tem recheio de mix de cogumelos

O próprio hotel destaca a pizza como o carro-chefe,
mas este Filé com toque de pimenta acompanhado com
risoto de alcachofra
também está no cardápio. O menu
internacional tem opções de frango, carne e massa

 

Muitas vezes indispensável para o executivo que viveem São Paulo, o heliponto também está presente no hotel, além do estacionamento que dá direito a uma vaga gratuita por habitação.Outros serviços básicos para um empreendimento deste padrão também são oferecidos: internet wi-fi (gratuita até determinada velocidade), room service 24 horas e lavanderia. É importante frisar que o hóspede mensalista tem vantagens na aquisição da maioria destes serviços. Por exemplo, alto percentual de desconto na lavagem de roupas, opção de escolher o horário para arrumação da suíte, planos diferenciados na academia e até orientação para escolha de escolas, no caso de famílias recém-chegadas à cidade.

E não são só os executivos vindos de outros estados ou países que escolhem o Staybridge como moradia temporária. Neste momento, por exemplo, toda a equipe da companhia canadense Cirque du Soleil está hospedada no hotel. O grupo cumpre a temporada paulista do espetáculo Alegría até o dia 4 de maio.

 


Uma das salas do espaço de convenções no seu
formato mais usual: reunião de diretoria

 

Podendo ser utilizado independentemente da hospedagem, o centro de convenções do Staybridge fica no primeiro pavimento e contempla seis salas para reuniões e eventos que tenham, no máximo, 160 participantes.Os nomes dos espaços são de ruas e avenidas adjacentes ao hotel e ao próprio bairro: Itaim Bibi, Nove de Julho, Juscelino Kubitscheck, Brigadeiro Faria Lima, Santo Amaro e Cidade Jardim. Todas têm iluminação natural e mobiliário nobre e confortável. O foco do espaço, segundo o hotel, são as reuniões de direção, com até 15 participantes.

Habitações
São 215 suítes divididas em duas categorias: Studio e Especial. Criadas para serem a “extensão da casa do hóspede”, todas as habitações têm igual decoração, idealizada pela arquiteta Patrícia Mendes.A Suíte Studio possui38 m², cama de casal queen size, cozinha com refrigerador, microondas, máquina de café, mesa de jantar, sala com sofá, mesa de trabalho e TV25″ de tela plana. O closet oferece tábua e ferro de passar, cofre eletrônico e secador.

A Suíte Especial, por sua vez, tem sala de estar, dois dormitórios e dois banheiros distribuídos em 80 m². É um apartamento completo, podendo acomodar um casal com até dois filhos. Na cozinha, o plus em relação à Studio é a máquina de lavar louças. A sala tem dois sofás, mesa de trabalho com cadeira ergonômica, TV 25″ e aparelho de DVD. Já a cama do quarto de casal é king size. Ao todo, são três televisores, um em cada quarto e mais um na sala.
 
Itens de amenities para o hóspede, em geral, de longa
permanência. Note que o sabonete é do tamanho
normal seguindo o conceito long stay
 
No closet, dois roupões, tábua de passar roupas e cofre digital
Nos banheiros, o display lembra que os itens
cortesia de toalete podem ser solicitados
a qualquer momento
O ambiente é bem equipado, com espelho
de aumento, secador e pia em mármore
 
Dois ângulos do quarto de casal da Suíte Especial.
Decoração clean com móveis em madeira predomina
no espaço onde a palavra de ordem é conforto

O segundo quarto tem duas camas de solteiro
 
Nas paredes, as gravuras dos quadros são parecidas em todas
as suítes. Algumas têm ponto de iluminação individual
 
Sala de estar da Suíte Especial com sofás vermelhos,
mesa de trabalho com lâmpada especial, televisor
e aparelho de DVD na estante
A sala de jantar e a cozinha oferecem mesa circular, pia grande em mármore, microondas, minirefrigerador e armários de madeira
A cadeira ergonômica e superconfortável
da Suíte Especial…
…e a encontrada na Suíte Studio, um modelo mais simples
Máquina de fazer café é conforto comum nas duas categorias de UH
Já a lava-louça é exclusividade
da Especial
Algumas guloseimas são sempre colocadas na cozinha
como itens do minibar
Serviço
Staybridge Suítes
Rua Bandeira Paulista, 555 – Itaim Bibi – São Paulo
11 3706-6600

* A equipe do Hôtelier News se hospedou no Staybridge Suítes a convite do hotel.