Nova York sempre foi um dos maiores mercados para o desenvolvimento de hotéis. Porém, com o custo imobiliário em alta, as empresas de hotelaria globais estão voltando a sua atenção e foco para outros bairros fora de Manhattan, como o Brooklyn, mais populoso dos cinco distritos de Nova York, com atmosfera de modernidade e abundância de hotéis boutique e propriedades independentes, próximas dos principais pontos de interesse da região.

"Nova York é uma cidade estratégica para o turismo, um verdadeiro gateway", analisa Jan Freitag, SVP de insights de hospedagem da STR. "É o primeiro mercado a ser visto por todos. Marcas só podem ser consideradas globais se tiverem hotéis em Nova York. No entanto, com o aumento dos custos dos imóveis, os desenvolvedores estão buscando alternativas em bairros mais afastados e mais econômicos. O Brooklyn tem potencial para tarifas e tem demanda, o que impulsiona e motiva o seu crescimento", complementa.

"Para uma marca, um hotel em Nova York também significa a expansão da presença corporativa. Quanto mais marcas, maior é a possibilidade de se ter o tipo certo para o mercado certo. A Marriott International, por exemplo, tem 30 marcas, de modo que uma delas sempre terá o perfil adequado para uma determinada região", explica o especialista.

Movimentos recentes
O Intercontinental Hotels Group abriu a segunda unidade da marca Even Hotel no Brooklyn em julho do ano passado. O hotel é adjacente ao Downtown Holiday Inn Brooklyn, gerido pela New York Hotel Management. No mesmo mês, o New York Marriott at The Brooklyn Bridge finalizou uma renovação de 14 meses e aporte de US$ 45 milhões. O empreendimento é gerido pela Marriott International e de propriedade das empresas Muss Development LLC, HomeFed Corporation e Marriott International.

No final de novembro, a Hilton Worldwide trouxe a sua marca principal para o Brooklyn com um novo empreendimento, localizado em Boerum Hill. O Hilton Brooklyn New York é administrado pela Urgo Hotels & Resorts como parte de um complexo de uso misto na Schermerhorn Street. A marca La Quinta Standard também está expandindo a sua presença com o La Quinta Inn & Suites Brooklyn-Williamsburg, que já aceita reservas para chegadas após 1º de fevereiro de 2017.

Desenvolvimento
De acordo com dados recentes do STR, o Brooklyn tem atualmente 29 empreendimentos em fase de desenvolvimento. Dois hotéis da marca Comfort Inn estão em construção, sendo um previsto para julho e outro para o mês de outubro deste ano. Um terceiro ainda está em fase de planejamento, com previsão para o início de 2019. Duas unidades da marca Quality Inn tem aberturas programadas para os meses de novembro e dezembro. Além disso, para janeiro de 2018, o Brooklyn deve receber dois hotéis da marca Holiday Inn Express.

Outros empreendimentos já confirmados para este ano no Brooklyn são: Hotel RL Brooklyn Bed Stuy Red Lion, previsto para fevereiro; Days Inn (setembro); Hampton Inn Downtown (setembro); Howard Johnson Brooklyn, (outubro); TownePlace Suites New York Brooklyn, (dezembro); La Quinta Sunset Park, (dezembro); Yotel Williamsburg, (dezembro); e um Holiday Inn, com abertura programada para janeiro de 2018.

A cidade de Nova York alcançou o número recorde de 60,3 milhões de visitantes em 2016, ultrapassando, pela primeira vez em sua história a marca de 60 milhões, segundo estatísticas da prefeitura.

Serviço
str.com

* Crédito da foto de capa: Pixabay/Pexels