Projeção artística do Trump Hotel Rio de Janeiro (imagem: divulgação/FSB Comunicações)
Projeção artística do Trump Hotel Rio de Janeiro
(imagem: divulgação/FSB Comunicações)

Anunciado no início deste ano, o Trump Hotel Rio de Janeiro será o primeiro da companhia hoteleira na América do Sul, com previsão de inauguração para dezembro de 2015. Com um investimento de R$ 300 milhões, o empreendimento tem como um de seus destaques seu projeto paisagístico com elementos sustentáveis, criado pelo escritório americano Witkin Hults Design Group, liderado pelo arquiteto Andy Witkin.

Responsável por toda a área exterior do hotel e pela piscina, Witkin detalha alguns pontos do projeto. “Nos jardins externos, trabalharemos com o mais moderno sistema de irrigação, totalmente automatizado e que se comunica com o nível de umidade externo, sendo acionado apenas em caso de necessidade. Quando chove, por exemplo, ele não é acionado. Esse sistema permitirá que seja utilizado apenas 10% do consumo de um sistema de irrigação convencional”, explica.

“Outro destaque será o sistema de gerenciamento de energia, também totalmente automatizado. Toda a iluminação será LED, com lâmpadas mais eficientes e econômicas. Iremos escolher o melhor para cada sistema e importaremos muitos componentes que não são comercializados no Brasil”, conta, ressaltando que “sustentabilidade vai caminhar de mãos dadas com a tecnologia”.

Witkin ainda descreve a piscina, com borda infinita e de vidro, feita para que o hóspede sinta-se dentro do mar. “Não há nada parecido no Brasil em termos de design e aí entra a importância do conceito lifestyle: ele permite que ousemos mais”, justifica ele.

Praça do Ó
Pensando não somente no empreendimento, mas em seu entorno, o projeto de Witkin estende-se também à Praça São Perpétuo – também conhecida como Praça do Ó. “Queremos que a construção do hotel deixe um legado também para todos e a nossa ideia é que a praça, em conjunto com o empreendimento, traga uma contaminação positiva para todo o seu entorno”, aponta, citando exemplos de cidades como Barcelona (Espanha) e Miami (EUA).

“Se a prefeitura permitir, adotaremos a praça. A ideia de revitalização surgiu imediatamente após a resolução de que iríamos construir o hotel naquele espaço. Observamos que ela poderia ser melhor aproveitada pelos moradores, por quem circula pelo bairro, trazendo benefícios também para os hóspedes”, afirma Paulo Figueiredo Filho, CEO da Polaris, que desenvolve o empreendimento junto com a LSH Barra.

Serviço
www.trumphotelcollection.com