Dagoberto Silva entre Érica Drumond, do Ouro Minas, e Talmir Duarte,
da Pousada Natur Campeche, durante o debate após a palestra de Bonadona
(foto Claudio Schapochnik)

Na palestra sobre política tarifária, apresentada ontem (30) por Roland de Bonadona, presidente do Fohb, no Conotel 2004, o tema da capacitação foi um dos destaques do debate.
Goiaci Alves Guimarães, presidente do Favecc, disse que as tarifas promocionais de abertura de hotéis contribuem para a guerra tarifária. Ao comentar a afirmação de Guimarães, Dagoberto Alves da Silva, gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi, encaminhou a discussão para o tema da capacitação. “Atualmente o nível de muitos profissionais hoteleiros me assusta, pois eles não estão preparados e acabam tomando decisões erradas”, afirmou Silva.
“Temos de capacitar mais a área de Vendas, a pessoa que vende o seu hotel tem de saber qualificar seu produto e conhecer muito bem as empresas, operadoras e agências que for visitar”, alfinetou o gerente geral. “Vejo com tristeza o profissional de vendas da hotelaria, onde há raras pessoas com acabativa”, completou ele. “Temos de repensar esse profissional.”
Guilherme Paulus, presidente da CVC, que também participou do debate do Conotel 2004, cumprimentou em público a fala de Silva, mas se confundiu com o nome do gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi. “Parabéns, Pacheco!”, disse Paulus a Silva, que levou na esportiva e deu risada.
Faculdades de hotelaria
Ainda no tema da capacitação, ao responder uma pergunta do público, Silva disparou. Ele criticou o grande número de escolas de hotelaria e disse que “há tomadores de pedidos muito ruins e não de profissionais de vendas”. “Muitos estudantes entram na faculdade de hotelaria e, quando concluem, acham que estão qualificados para assumir a gerência geral, mas a experiência vem depois de anos e de muito trabalho”, finalizou. (Claudio Schapochnik)