Toni Sando, presidente executivo do SPCVB (foto: divulgação)
Toni Sando, presidente executivo do SPCVB
(foto: divulgação)

Um dos pilares da indústria de turismo são os congressos, exposições, feiras comerciais, seminários, viagens de incentivo, e eventos sem geral. Para contribuir com o sucesso desses eventos, existem os Convention & Visitors Bureaux.

O compromisso dos profissionais de CVBx é trabalhar para fazer a roda de turismo girar, mobilizar seus associados e as entidades de classe, para atrair cada vez mais eventos e continuar a trazer cada vez mais visitantes com o objetivo de ajudar a desenvolver cada um dos setores da economia local.
A pessoa que sai da cidade em que reside e vai à outra cidade, seja para lazer, para se encontrar com pessoas, amigos ou parentes, a negócios ou para participar de qualquer tipo de evento, não é apenas um turista, é um visitante.

Ele vem nos visitar, conhecer nossa cidade, observar nossa cultura, nossos costumes, e temos que acolher bem essa pessoa para criar uma lembrança positiva, não só para que fique satisfeito com a visita, mas também para que fique com vontade de voltar.

Por isso, é essencial atender às necessidades dele, antes, durante e até mesmo depois de sua viagem.
Quando alguém começa a se programar para participar de um evento, vai buscar mais informações sobre o destino na internet. Se nesse momento mágico, ele souber que, durante o período deste evento, a cidade estará recebendo o show do seu artista preferido, ou estará em cartaz aquela famosa peça de teatro, ou um festival gastronômico ou uma curiosa exposição, na certa estimulará mais ainda sua participação no evento com a possibilidade de ter novas experiências, e naturalmente a possibilidade de estender sua estada por pelo menos por mais um dia.

Do momento da chegada até o momento do seu retorno, o visitante espera eficiência e agilidade, por isso, da importância de mobilizar o trade turístico para criação de ações integradas de hospitalidade.

A simpatia, o calor humano e a qualidade dos contatos que ele terá com as pessoas na prestação de serviços em geral durante sua participação em um evento e na sua estada no destino possibilitará criar uma lembrança positiva.

A essência da hospitalidade é encantar e surpreender o visitante para que ele volte outras vezes.
Os Convention and Visitors Bureaux, além de captar e apoiar a vinda de mais eventos para seu destino, tem importante papel em Integrar, Promover e Capacitar os profissionais de atendimento, para entender o quão importante é um evento e seus visitantes.

É conjugar cada um dos verbos, com a arte do bem receber: Chegar, Movimentar, Comer, Visitar, Comprar, Dormir e Voltar.

Toda a cidade, desde o taxista, recepcionista, balconista, caixa, garçom, policial, frentista, jornaleiro, bilheteria, estarão participando da construção dessa lembrança positiva, que fará com que o visitante queira voltar sempre.

Nem toda cidade precisa necessariamente ser encantadora, com atrativos naturais, culturais ou históricos; mas toda cidade pode – e deve – ser hospitaleira.

*Toni Sando é presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e trabalhou por sete anos como gerente geral de Marketing da francesa Accor. Administrador de empresas, pós-graduado em Marketing e com MBA em Gestão Empresarial, ele acumula também experiência no mercado financeiro.

Contato
[email protected]