Vista aérea do resort localizado em Ilhéus
(foto: divulgação)

Com a adesão do sistema de tratamento de água, a administração do Tororomba Resort, localizado em Ilhéus, Bahia, decidiu instalar uma estrutura junto ao local onde é feita a compostagem do lixo, para a visitação de hóspedes e passantes.

Nelson Freire, diretor de Marketing da unidade, explica que o show room compreende a fábrica de sabão que tem como bases o óleo de cozinha usado, o processo de transformação da água em líquido claro, a reciclagem dos dejetos, a fertilização da terra como resultado da compostagem e o cultivo da horta orgânica e a colheita destes produtos para que sejam utilizados no restaurante do hotel.

“Muitos colégios agendam visitas e trazem as crianças para que elas aprendam sobre reciclagem, mas os turistas também se interessam pelo assunto”, diz.

Ele conta que, para deixar a atividade mais interessante, foi feita uma parceria com os índios Tupinambás – que moram nos arredores do resort – para que os interessados tenham experiências lúdicas e informativas sobre o assunto.

“Abrimos uma trilha na Mata Atlântica que termina na aldeia dos Tupinambás. Lá eles explicam a história da tribo e algumas curiosidades da região. A volta é feita pela praia. A ideia é que eles peguem qualquer lixo que verem pelo caminho para então levar até a nossa área de reciclagem, que é também o final da trilha”.

Os passeios devem ser previamente agendados e costumam ser feitos uma vez por semana, de acordo com a disponibilidade dos índios.

Serviço
www.tororomba.com.br