Desde 2003 em operação, o empreendimento tem como foco
executivos que utilizam o Aeroporto de Congonhas

(fotos: Thais Queiroz)

Uma rua basicamente residencial da capital paulistana, com poucos comércios, distante 500 metros do segundo aeroporto mais movimentado do País, 6 km do Centro de Exposições Imigrantes e 5 km do Morumbi Shopping. Esta localização é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do Transamérica Flats Executive Congonhas.

Voltado para o público executivo, o empreendimento adota conceitos que combinam com o business lifestyle – decoração clean, ambiente tranquilo e serviços 24 horas.

Com foco quase que 100% corporativo, o hotel acumula uma diária média que gira em torno de R$ 240. Tal valor é decorrente da alta de 19,82% na diária média obtida nos últimos oito meses, em relação ao ano passado.

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De acordo com Adriana Montenegro, gerente geral do meio de hospedagem, este ano não foi tão rentável para a hotelaria deste segmento na capital paulista. Ela argumenta que a crise econômica causou retração na geração de negócios, o que traz queda na ocupação dos hotéis.

No entanto, a gerente afirma que o Transamérica Congonhas conseguiu incrementar 21,88% sua receita até agosto último. Para este ano, as expectativas são de números positivos, mas não tão bons quanto em 2011.

A reportagem visitou as instalações do hotel, que está em operação desde 2003 e que teve os apartamentos e espaço para eventos recentemente renovados, mediante investimento de R$ 1 milhão.

Por Thais Queiroz*

Na recepção é notável o movimento frenético dos hóspedes que, muitas vezes, circulam no lobby com uniformes de companhias aéreas, ou que estão sempre de olho no relógio ou ainda, conectados a seus smartphones e computadores portáteis. Este é basicamente o perfil de cliente que frequenta o local.

Para eles, a agilidade dos serviços é essencial. Para atendê-los, seis recepcionistas se revezam em dois turnos. Thais Aguiar, chefe do departamento de Recpeção, conta que a estadia costuma ser de um dia e meio, durante a semana.

Aos finais de semana e feriados o movimento cai pela metade. No entanto, Thais defende que as parcerias com órgãos de turismo e com empresas de entretenimento têm elevado os níveis de ocupação nestes períodos.

As executivas do empreendimento: Thais Aguiar, chefe de Recepção,
Adriana Montenegro, gerente geral, e Cida Neri, gerente de Contas

Segundo Adriana Montenegro, das 173 acomodações, 20 são de condôminos e este detalhe faz toda diferença na administração do empreendimento. “Qualquer mudança ou decisão mínima precisa ser aprovada pela rede hoteleira e pelos condôminos; qualquer falha na qualidade dos serviços é imediatamente percebida e questionada pelos moradores. Diferente de outros hotéis, contamos com clientes fixos e, por isso, temos a obrigação de manter a excelência sempre”.

Após as reformas, todos os quartos receberam piso laminado, ar-condicionado Split, TV LCD de 32″, enxoval completo (cobre-leito, peseira, travesseiros, almofadas, cobertores, saia de cama e cortinas), readequação da bancada de trabalho para proporcionar mais espaço ao ambiente e substituição do maleiro em móvel por um dobrável em alumínio, além de pintura completa de todo o apartamento.

Dentre as mudanças, o oitavo dos nove pisos deu origem às acomodações classificadas como VIPs. O diferencial é que eles contam com televisores de 42” e outros mimos, tais como roupão, chocolates e sachês de café e chá como cortesias.

Ainda de acordo com a gerente, os banheiros deverão ter os pisos trocados em breve. As obras devem começar neste mês e ter fim em meados de 2014 – serão interditadas três unidades habitacionais por vez.

O restante dos apartamentos é dividido da seguinte forma: fumantes ficam no primeiro andar; apartamentos Luxo no segundo e terceiro piso. Os demais andares são classificados como Luxo Executivo.

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O hotel sedia, diariamente, diversas reuniões e eventos de pequeno porte. Para isto, conta com estrutura de três salas (Zeppelin, Caravelle e Electra) e comporta cerca de 150 pessoas em ocorrências simultâneas. Segundo Adriana, a Zeppelin é a mais utilizada, já que é modular e comporta até 60 pessoas no formato auditório.

O espaço passou também por recente retrofit. No mês passado, uma última sala para até 10 pessoas em auditório foi inaugurada, assim como uma pequena recepção, que separa os convidados de eventos e os hóspedes que circulam pelo lobby.

Adriana revela que a gerência responsável pelo setor precisa, muitas vezes, recusar eventos – até por conta do porte do espaço – já que as salas costumam ser diariamente reservadas. “Neste caso redirecionamos para outros hotéis da rede Transamérica, de acordo com o tamanho da solicitação”.

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Ao lado deste espaço está a academia, que também teve, neste ano, os equipamentos trocados por modelos de última geração. “Este espaço acaba sendo pouco utilizado. Os hóspedes não têm tempo”, diz Adriana.

Esta é a única opção de lazer dentro do hotel. Para suprir essa carência, as gerentes Adriana e Cida realizam constantes parcerias com eventos externos, casas de show, bares e pubs a fim de que os hóspedes tenham mais opções, principalmente durante a noite e finais de semana.

No retrofit, a academia também passou por modernização

Na parte de A&B, o Restaurante Berlin é responsável por servir todas as refeições, além do room service que está disponível 24 horas. O café da manhã tem formato bufê, mas o almoço e jantar são no sistema à la carte.

Terceirizado, o serviço é gerenciado pelo maître Rubens de Souza Marques, que atua na área há dez anos. Ele acumula no currículo passagens por hotéis Meliá, além de outras unidades Transamérica, também em São Paulo.

Sua equipe conta com 16 pessoas que revezam as 24 horas do dia e os 7 dias da semana. “Por sorte este hotel tem baixo movimento em finais de semana e feriados. Por isso consigo seguir nossa escala de folgas e ter tempo para ficar com a família”, diz Marques.

Questionado sobre a profissão, o maître conta que, além de entender de menus, a área exige o gerenciamento de pessoas e saber lidar com o público.

“Lidamos diariamente com pessoas de todos os tipos, por isso senti a necessidade de fazer cursos sobre gestão de pessoal, administração e contabilidade. Hoje posso dizer que estou preparado para o mercado e para o dia a dia”, garante.

Para ver o slideshow com algumas opções do hotel, clique na primeira foto abaixo:

Serviço
www.transamericagroup.com.br

*A jornalista do Hôtelier News hospedou-se no Transamérica Flats Executive Congonhas a convite do empreendimento