Tricia NevesTricia Neves
(foto: divulgação)

É certo que as mudanças na sociedade afetam a nossa forma de viver e de fazer negócios. A evolução da comunicação permitiu que o mundo se transformasse em um lugar de ‘cérebro global’ com cidadãos que atuam em rede e partilham das mesmas causas, mesmo estando fisicamente em continentes diferentes. Como exemplos, a destruição da floresta amazônica impacta o planeta e não somente os moradores dos países onde ela está localizada; o impacto de trabalho escravo na produção de uma marca em determinada região afeta as vendas em todos os seus pontos de venda globais.

Ser responsável com o meio ambiente e com a sociedade já se tornou comum na pauta atual, mas o consumidor está cada vez mais informado e mais exigente. Na era da transparência, ele exige ações concretas e não tolera imagem sem conteúdo. Além disso, o cliente quer poder promover seu próprio status responsável ao usar aquela marca e associá-la à sua própria imagem de consumidor consciente. Não basta atuar a favor de uma causa, é preciso dar a oportunidade para que os clientes também possam se engajar, compartilhar e mostrar as ações aos seus amigos.

Há muitas empresas que já entenderam este caminho e estão acompanhando o que diz a tendência. As bicicletas são um excelente exemplo: estão vinculadas com saúde, bem-estar e melhora da mobilidade das grandes cidades. O Itaú e o Citibank se anteciparam e patrocinaram os equipamentos nas cidades de São Paulo e Nova York respectivamente. E os usuários, além de se beneficiar com a disponibilidade de bicicletas são vistos como consumidores conscientes por eliminar mais um carro do trânsito.

A ONG Charity Water tem o objetivo de construir poços artesianos em lugares na África onde a água potável não está disponível, ação que impacta na melhoria da saúde da população e no desenvolvimento econômico da região. Para engajar as pessoas a contribuir, a proposta é “doar o seu aniversário”. O participante convida os amigos através da sua rede social a substituir o presente de aniversário pela doação à causa, isto é, propaga a campanha aos amigos e gera status responsável ao aniversariante.

O mesmo consumidor destas grandes empresas também frequenta os nossos hotéis e restaurantes e tem a mesma expectativa com relação às marcas. Algumas empresas já saíram na frente e implantaram ações relevantes, como o hotel Emiliano, em São Paulo, que promove o Emiliano Market Day, uma feira ao ar livre onde os pequenos agricultores vendem seus produtos locais e orgânicos, quando também acontecem workshops sobre vida saudável e gastronomia. Outro exemplo é a rede W, que, além de já ter promovido campanhas em parceria com a Chariry Water, também levantou a bandeira para apoiar a Human Right Campaign, ONG americana que luta pela igualdade e direitos dos homossexuais, dando aos seus clientes a oportunidade de associar a si o status de cidadão socialmente responsável. Ações coerentes e consistentes tem o poder de multiplicar embaixadores da marca, pois o cliente não está somente expondo a ação daquela empresa, mas também associando a sua própria imagem àqueles valores.

Já nos acostumamos com os avisos solicitando não trocar toalhas e lençóis todos os dias, com cestos diferentes para a separação do lixo e com a doação dos achados e perdidos, que, embora bem intencionados e coerentes, já não sejam suficientes. Adotar uma causa genuinamente, seja educação, ecologia ou saúde, por exemplo – e especificar as formas possíveis de contribuir é o primeiro passo. Depois, entender quais são as ferramentas que possibilitam gerar status ao cliente – um selo na rede social, um adesivo para colocar no carro, uma camiseta “eu participei”, um upgrade para o “andar dos amigos da causa” ou ainda as muitas outras formas que a equipe do hotel pode criar.

Muitas vezes as mudanças na hotelaria brasileira acontecem de forma conservadora e lenta, até que se torna impossível não fazer parte do movimento. Um mercado assim permite muitas oportunidades e vantagens àqueles que conseguem se sobressair e realizar primeiro. O caminho da responsabilidade social e ambiental é um caminho sem volta – o novo consumidor não irá tolerar empresas que não se preocupam com o futuro e com a sustentabilidade do planeta, das pessoas e das relações. Aproveite a janela de oportunidade e aja: a hora é agora!

*Trícia Neves é sócia-diretora da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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