O turismo cubano registrou recorde de visitantes em 2016. O país recebeu mais de 4 milhões de viajantes, sendo a maioria, provenientes da América do Norte. De acordo com Alba Dalila Gonzalez, vice-diretora de Marketing do Ministério do Turismo, o número significa um aumento de 13% em relação ao ano anterior. "Essa taxa de crescimento do número de turistas tem se mantido durante todo o ano. Durante o primeiro trimestre, mais de um milhão e meio de pessoas visitaram o país, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período no ano anterior", explicou.

A América do Norte segue como o principal mercado emissor, responsável por 45% dos visitantes que chegam ao país. O Canadá detém o maior número de turistas, enquanto os Estados Unidos continua crescendo, apesar das limitações impostas pelo embargo comercial, que aos poucos está caindo.

Já o continente europeu responde por 33% do turismo estrangeiro, com a Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unidos como os mercados mais importantes. A América Latina representa apenas 16% do mercado de turismo na ilha.

Segundo especialistas, o fluxo de turistas de passagem pelo destino deve triplicar, com potencial de 10 milhões de visitantes por ano que devem gerar uma renda superior a US$ 9 milhões. "Além do foco no produto, marca e destino, o Ministério do Turismo também trabalha na promoção do parque hoteleiro, da natureza, do turismo de navegação, recreação, desenvolvimento imobiliário, camping e em parceria com as entidades que apoiam tais atividades", complementa Alba.

O plano para a hotelaria de Cuba prevê o aumento do número de apartamentos com a construção de novos hotéis. A expectativa é de 100 mil novas habitações até o ano de 2030 em Havana, Matanzas, Villa Clara, Sancti Spiritus, Ciego de Avila, Camaguey e Holguin.

Também estão previstas a ampliação e modernização da Marina Santiago de Cuba. O projeto, já em curso, tem como principal objetivo, a construção de rotas de aventura e natureza, parques aquáticos e parques de diversões bem como trilhas em meio à natureza, mostrando a beleza e o patrimônio cultural em áreas recreativas.

A prioridade atual está nos projetos de recreação em Varadero, no norte de Holguín, e Jardines del Rey, onde o primeiro parque foi inaugurado. Atividades como passeios de teleférico e wakeboarding serão oferecidas no espaço. Já em relação ao desenvolvimento imobiliário, a construção de campos de golfe é a atual atenção da maioria dos investidores envolvidos. Treze projetos estão em andamento, sendo dois já estabelecidos, dois em processo de aprovação e o restante em fase de negociação.

Serviço
cubatravel.cu

* Crédito da foto: Pixabay/AndyLeungHK