sta paulinaSantuário de Santa Paulina, que chega a receber 70 mil visitantes mensais
(foto: Priscilla Haikal)

Localizado a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis, capital de Santa Catarina, o pequeno município de Nova Trento se destaca pelas atividades do turismo religioso e pelas tradições culturais de influência italiana.

Com pouco mais de 12 mil habitantes, a cidade foi colonizada em 1875 por imigrantes vindos da região de Trentino Alto Ádige, norte da Itália. Ainda hoje, existem grupos que preservam costumes e o dialeto trentino, e realizam aprensentações de dança e músicas características do povoado estrangeiro.

Essa influência também marcou a crença de maior parte da população, composta por católicos. Atualmente são aproximadamente 30 igrejas e capelas, distribuídas nos 431 km² do distrito. O grande atrativo é o Santuário de Santa Paulina, que chega a receber 70 mil pessoas mensalmente.

Inaugurado em janeiro de 2006, quatro anos depois da canonização da imigrante trentino-italiana Amábile Lúcia Visintainer, o ambiente possui 6,9 mil m² de área coberta e capacidade de 3 mil lugares.

Para chegar até o destino, é possível pegar um bonde em frente à capela Nossa Senhora de Lourdes, outro ponto turístico local. O espaço foi construído com a ajuda da família da Santa Paulina, em 1895. Os fiéis costumam amarrar fitas com pedidos nas árvores que cercam o lugar.

O transporte leva até a estação de embarque do Parque Colina, inaugurado em 2011. Os seis bondinhos aéreos, com capacidade para seis passageiros cada, ligam o Santuário Santa Paulina com o Morro da Colina, percorrendo a distância de 440 metros. Ao atravessar o trajeto, os visitantes podem fazer trilhas no parque ecológico, visitar a fonte luminosa com a estátua de bronze da santa e fazer orações no velário.

Atualmente o parque está investindo na construção de um museu de cera. Hoje é possível ver o começo desse projeto, com a exposição da estátua do papa João Paulo II.

Serviço
www.novatrento.sc.gov.br
www.santuariosantapaulina.org.br