Os visitantes da China são uma prioridade para o turismo na Argentina. Por conseguinte, um seminário de introdução ao turismo foi lançado na semana passada para que os membros da comunidade chinesa que vivem na Argentina obtenham algum treinamento e aprendam da maneira como receber da melhor maneira possível os turistas do país asiático.

A palestra foi realizada na Fundação da UADE (Universidade Empresarial Argentina) liderada por Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina, Yang Wanming, embaixador da China na Argentina, e Ricardo Orosco, reitor da entidade educacional.

"A China tornou-se o principal mercado de fontes de turismo do mundo, os turistas chineses são os que mais gastam no planeta, além de crescerem exponencialmente", afirmou Santos, destacando a "preocupação fundamental" do presidente argentino, Mauricio Macri, de reforçar as relações cada vez mais fortes entre a Argentina e China.

"Existe um carinho e uma compreensão especiais do papel que este magnífico e gigantesco país desempenha no mundo de hoje, um papel estratégico não só pelo que representa a China no mercado global graças à sua força industrial e crescimento extraordinário, mas também por causa da equilíbrio que representa em um mundo em crise ", acrescentou o oficial argentino.

"Este ano, o número de turistas chineses cresceu 15 a 20 por cento atingindo 50 mil turistas e, embora esses dados sejam absolutamente baixos, a taxa de crescimento é muito alta. É muito positivo para o turismo na Argentina", explicou.

Por outro lado, Yang disse que a Argentina está no foco internacional. Ele afirmou que graças à cooperação bilateral no setor de turismo, o fluxo de turistas chineses aumentou cinco vezes ao longo da última década.

"Ainda há uma distância, mas não tão grande como foi no passado, graças à implementação de novas tecnologias, esforços e políticas que facilitam as coisas, como vistos e vôos de conexão que ajudam a reduzir a distância", disse Yang.

Em junho passado, o sistema de vistos de 10 anos foi lançado para cidadãos chineses que viajam para a Argentina por motivos de turismo ou negócios.

"Em 2015 e 2016, havia mais de 100 milhões de turistas chineses viajando pelo mundo, mas a fração de visitantes chineses que viajavam para a Argentina era quase insignificante em termos relativos. A simplificação do procedimento de visto é um primeiro passo muito importante para reverter essa tendência", disse o embaixador do país em Pequim, Diego Guelar.

O regulamento é válido por 10 anos e fornece entradas múltiplas para o país de 90 dias cada, para turismo comercial e/ou individual.

Em 2015, mais de 35.600 turistas chineses chegaram à Argentina. Espera-se que esses números se multipliquem 10 vezes em 2019.

* Crédito da foto: Pixabay/DaveDavidsonCom