Avenida Paulista, em São Paulo
(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Festival anual de música, o Lollapalooza Brasil ocorreu no último final de semana em São Paulo e gerou números expressivos para a indústria turística do município. Segundo dados coletados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris (São Paulo Turismo), 43,9% do total de pessoas presentes eram viajantes de outros destinos. Segundo a entidade esses visitantes foram responsáveis por mais de R$ 93 milhões de movimentação econômica com gastos na cidade em hospedagem, alimentação e outros. 

Os turistas ficaram, em média, 2,3 dias na capital e gastaram cerca de R$ 1659 no período, 176% a mais do que o registrado no último levantamento, feito em 2013. Já o gasto médio durante o evento foi de R$ 136.

Para Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, os dados revelam a fama da capital paulista como local também para lazer e entretenimento. "A vida noturna de São Paulo já é conhecida mundialmente e essa moçada que vai a shows e festivais de música gosta de curtir a noite em bares e baladas. Como o Lollapalooza acabou relativamente cedo, perto da meia-noite, muitos deles estenderam a diversão e foram para outros lugares", conta.

O relatório ainda mostra que 31,72% doa turistas trazidos pelo festival escolheram hotéis como local de hospedagem. Cerca de 2,76% ficaram em hostels, 25,5% hospedaram-se em casas de amigos e parentes e 33,79% disseram voltar a suas cidades no mesmo dia.

Serviço
www.spturis.com