Valéria Pina Vieira
(foto: arquivo pessoal)

Com o crescimento do número de usuários de internet e, consequentemente, da quantidade de redes WI-FI de fácil acesso, uma tendência que vem ganhando espaço entre hóspedes e clientes é a que chamamos de Transparência Total – Não Perturbe.

Você já deve ter ouvido falar do Marco Civil da Internet, lei que regula o uso da internet no Brasil garantindo os direitos e deveres para quem usa a rede. O texto aborda, entre outras questões, a proteção da privacidade e aos dados pessoais dos usuários. Ou seja, o que você faz com as informações obtidas de seus clientes através da página eletrônica do seu hotel?

Ser transparente, garantir a privacidade dos usuários e informá-los sobre os dados que o site ou os anunciantes da página podem ter acesso é de extrema importância para alguns consumidores. Os mais preocupados podem considerar esta leitura de informações invasiva.

Pesquise no Google o ‘nome do seu hotel + privacidade’. O que irá aparecer? Se for o acesso direto à política de privacidade do hóspede, parabéns! A Accor, por exemplo, faz isso muito bem e possui uma Política de Privacidade (https://www.accorhotels.com/pt-br/security-certificate/index.shtml) não só para a rede, como também para cada uma de suas marcas.

Se seu site ainda não possui uma Política de Privacidade providencie assim que possível. Crie um documento objetivo e, se estiver alinhado com a imagem do hotel, que tal um texto divertido, explicando facilmente como alterar as funções de compartilhamento de dados? Certifique-se que estas informações estejam disponíveis e tome cuidado com aquele monte de letras minúsculas e frases que ninguém entende. Facilite a leitura do conteúdo e não exagere nos termos jurídicos e na linguagem técnica.

Como usuário você também pode fazer a sua parte: não deixe seus celulares ou tablets com a conexão aberta e bluetooth ativo o tempo todo, ligue somente quando necessário. Além disso, já existem alguns sistemas de fácil interface, como o Ghostery e o PrivacyFix, que identificam a coleta de informações virtuais e auxiliam no bloqueio e proteção de sua privacidade.

E lembre-se: Não perturbe! Cada vez mais a segurança da informação será considerada pelos usuários da internet e a falta de transparência pode determinar o consumo da sua marca.

*Valéria Pina Vieira é especialista da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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