Café da manhã típico japonês servido no hotel
(fotos Claudio Schapochnik)

Desde o check-in e o check-out, que podem ser feitos em japonês, o turista do Japão encontra diversos serviços e mimos que vão tornar a estadia no Renaissance São Paulo Hotel de acordo com alguns hábitos que mantém no Oriente.
O café da manhã japonês, em comparação a alguns cafés ocidentais, inclusive do Brasil, mais parece uma refeição ? e uma refeição deliciosa. A reportagem do Hôtelier News, assim como de outros veículos, fez a degustação a convite do hotel. O resultado final, depois de oito meses de trabalho, é satisfatório: o café é muito gostoso.
Confira o que vem: gohan (arroz branca japonês, sem qualquer tempero), missoshiru (sopa de soja com tofu, queijo de soja), omuretsu (omelete), tamago (ovo), sake (salmão grelhado), salmão skin com molho teriyaki, salada de hijiqui (algas e pepinos), takoan (nabo em conserva), nikomi (mistura de legumes ao sabor levemente adocicado ao shoyu), umeboshi, daikonto, kiurino e otsukemo (conservas), nori (algas secas), furicake (temperos para colocar sobre o arroz), salada oriental (moyashi, tofu seco, brócolis e cenoura temperados com gergelim e shoyu) e otcha (chá verde).
As opções são saborosíssimas, especialmente comer o salmão com o arroz coberto pelo furicake de algas marinhas. O omelete é muito diferente: tem a forma quadrangular e é adocicado. Outros destaques ficam por conta do missoshiru e a salada oriental, além do delicioso chá verde bebido sem açúcar.
Tanto o café da manhã quanto o almoço e jantar típicos devem ser solicitados com 24 horas de antecedência. As cerâmicas utilizadas nos serviços foram criadas exclusivamente para o hotel pela ceramista brasileira Ivone Shirahata.
Serviço nas suítes
Nas suítes onde ficam hospedados os japoneses, o Renaissance respeitou e implantou diversos serviços. A TV na sala, quando ligada, já está sintonizada no canal NHK. Em cima de uma mesa de centro, o hóspede encontra o amenitie de chá ? dois sachês de chá verde, chaleirinha e copo de cerâmica e um biscoito okaki. A garrafa de água térmica só é colocada se a governança sabe previamente a chegada do hóspede. Caso contrário ou se ele desejar mais sachês e água, há uma carta de boas vindas em japonês para que faça a solicitação.

                                      
                      Nas suítes: TV ligada na emissora NHK e o chá em cima da mesa

O hóspede recebe como cortesia um exemplar diário do jornal São Paulo Shimbun, impresso em São Paulo em japonês, e o TimesDigest, versão compacta do New York Times. Como serviço pago, ele pode receber diversos jornais japoneses impressos de forma online pelo serviço News Paper Direct.

                       
  Hidromassagem com o sachê de sais (verde) e o travesseiro de cascas de trigo (soba)

As camas da suíte, conforme a tradição nipônica, são separadas e têm o travesseiro cilíndrico de soba (cascas de trigo). No banheiro, há sempre a presença da banheira de hidromassagem ? indispensável para o oriental de um modo geral ? e um sachê de sais importados do Japão. (Claudio Schapochnik)

Serviço
www.marriottbrasil.com/saobr