Vista noturna do Verdegreen em João Pessoa (PB)
(foto: verdegreen.com.br)
 
O Verdegreen Hotel, inaugurado em dezembro de 2008, em João Pessoa, Paraíba, e administrado pela FE Hotelaria, tem conservado e investido no conceito de sustentabilidade como principal política interna. “Queremos fazer de cada hospedagem uma acolhida diferenciada pelo cuidado e respeito com as pessoas e com a natureza, oferecendo serviços comprometidos com a melhoria da gestão ambiental, atendendo sempre aos requisitos legais”, explica Daniel Machado, gerente geral do hotel, fazendo menção às certificações conquistadas pelo empreendimento.
 
A palavra sustentabilidade, atualmente em constante uso pelos mais variados tipos de emprendimentos, pode ser aplicada a diversos setores e interpretada de diferentes maneiras.
 
Questionado sobre a interpretação que o Verdegreen dá para tal palavra, Machado diz: “Entendemos por sustentabilidade o fenômeno que se dá pela utilização humana dos recursos naturais, sem comprometer as gerações futuras. Sendo assim, este se tornou um termo que envolve não só as questões ambientais, mas também as questões sociais e econômicas”.
 
Dentro deste conceito estão várias ações. Dentre as principais estão a coleta seletiva dos resíduos, treinamentos constantes para que os colaboradores se envolvam com a causa ambiental, trabalho educativo com os hóspedes, conservação e manutenção de jardins públicos, apoio a iniciativas da WWF-Brasil (ramificação brasileira da ONG internacional que cuida de causas ambientais) e entidades voltadas ao conceito sócio-ambiental, como fardamento em tecido eco-eficiente, utilização de produtos de limpeza biodegradáveis e a implantação da ISO 14001, concedido a empresas comprometidas com gestão ambiental.
 
Além das ações efetivas, o hotel adota em sua estrutura aquecimento solar fototérmico, reutilização de água, revestimento em cerâmicas naturais, madeira de reflorestamento, valorização do artesanato local, no restaurante produtos sem agrotóxico, muitos cultivados em hortas da propriedade, reutilização de material de demolição, iluminação natural em toda área social, iluminação de baixo consumo LED, sensores de presença, ares-condicionados menos poluentes e de baixo consumo, elevadores inteligentes, descargas de duplo acionamento, chuveiros e torneiras com controle de vazão, jardins no entorno e cobertura e horta orgânica.
 
As ações renderam ao hotel altos índices de ocupação e premiações renomadas. “No primeiro semestre deste ano, a taxa média ficou em 73%”, conta o gerente, orgulhoso também por ganhar recentemente o título de Hotel Sustentável do Ano pelo Guia Quatro Rodas no Prêmio Guia Brasil 2012. O hotel é também o único de João Pessoa a ter o “selo verde”, concedido também pelo guia.
(Thais Queiroz)
 
Serviço