O Atlante Plaza, em Recife, é hoje a casa profissional de Enio Grassi
(foto: divulação/Pontes Hotéis)

O turismo encontrou Enio Grassi enquanto este ainda morava em sua pequena terra natal, o município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Após cogitar algumas profissões, entre elas a de soldado, o Grassi identificou-se com o ramo, mais propriamente a hotelaria, pois via nesta profissão a possibilidade de conhecer pessoas e lugares. “É uma paixão, gosto da minha profissão e por isso me dedico muito a ela, lidar com pessoas é algo que sempre quis”, detalha Grassi.

O profissional formou-se em turismo pela Universidade Norte do Paraná e fez especialização em Turismo e Gastronomia. Decidido e realizado em sua carreira, passou por diversos departamentos e empresas hoteleiras, tendo acumulado 30 anos de experiência no setor. “Minha primeira experiência foi em um hotel na minha cidade, o Dall’Onder . Passei por vários cargos até conquistar minha primeira gerência, que foi no departamento de Alimentos e Bebidas”, relembra.

Mais tarde, o profissional foi para o Tropical Cataratas, em Foz do Iguaçu, onde permaneceu por dez anos. As mudanças foram constantes, Grassi ainda foi para Bahia trabalhar no Eco Resort Praia do Forte e, mais tarde, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte; passou por Goiás, no Rio Quente Resort,  e chegou em Recife, no Summerville Beach Resort Porto de Galinhas. Em janeiro, passou a atuar como gerente geral no Hotel Atlante Plaza, da Pontes Hotéis.

“Viajar sempre me encantou e toda essa mobilidade me deu muita experiência na hotelaria. Foram mudanças tranquilas, descobri bastante o mundo. Cada lugar significou alguma coisa importante”, afirma.

Com tantas mudanças, Grassi consegue observar peculiaridades de cada destino por onde passou.  “A Bahia é rica culturalmente, não há sazonalidade de movimentação, sempre há muitos turistas na região. Recife, um pouco menos que a Bahia, também é rico em cultura e também concentra muitos visitantes”, explica. “Goiás recebe bastantes turistas de São Paulo e Foz do Iguaçu muitos estrangeiros”, complementa.

Sua trajetória profissional teve como sustentação inúmeros empreendimentos de lazer, hoje, atua em uma unidade voltada para o público corporativo, uma novidade que consideram essencial para ampliar seu conhecimento na hotelaria.

“É diferente lazer e corporativo. O público é distinto, em lazer tem mais famílias e em negócios o hóspede costuma se hospedar sozinho. Além disso, em resorts as pessoas costumam ficar por sete dias, aqui a média é de uma diária e meia. O executivo é rápido, tudo tem que acompanhar este ritmo. Os serviços tem que ser oferecidos com mais rapidez”, explica.

Seu objetivo hoje, no Hotel Atlante Plaza, é de manter o nível de qualidade estrutural e de serviços por meio de um bom relacionamento com a equipe: “acredito muito na conversa como forma de motivação. Costumo fazer reuniões diárias para conversar sobre o que vai acontecer nos próximos dias, elogiar e apontar erros”, conta.

Grassi se preocupou em construir sua carreira com dedicação, buscando sempre conhecer bem seu produto e manter um bom relacionamento com o público. “Nos últimos cinco anos, Recife vem recebendo cada vez mais turistas a negócio, por causa do Porto do Sauipe, isso aumenta a concorrência. Tem vários hotéis de nível internacional inaugurando, por isso nosso serviço tem que ser de primeira”, conclui o profissional. 

Serviço
www.ponteshoteis.com.br