Desde 2007 o hotel Villa Oeste, localizado em Mossoró, vem implantando constantes ações ambientais. Agora a administração decidiu reuní-las no Programa redução de impactos ao meio ambiente. O aporte para a implantação foi em torno de R$ 300 mil.
 
“Fizemos a troca de equipamentos por modelos mais eficientes, como TVs, aparelhos de ar condicionado e sistema de aquecimento de água por energia solar, além de pequenos investimentos como troca de torneiras, instalação de sensores de presença etc”, conta Diego Saboya, gerente geral do hotel. 
Segundo o gerente, o programa foi criado para guiar as decisões operacionais e para fornecer um método sistemático para integrar considerações ambientais e sociais.
 
Com a iniciativa, o Villa Oeste ganhou selo de qualidado por meio do programa Turismo Melhor e certificado emitido pelo Sebrae RN (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte). “O programa previa outras medidas de responsabilidade ambiental, ainda não empregadas no Hotel Villa Oeste, e quando se notou que já havia número significativo de ações sendo realizadas, surgiu a ideia de reuní-las num programa mais estruturado”, explica Saboya.
 
O gerente comenta ainda que praticamente todos departamentos colaboradores estão, de certa forma, envolvidos nas ações. Entre as medidas estão reciclagem do lixo, redução no consumo de água e energia, controle no uso de produtos químicos e outros.
(Thais Queiroz)