Village Pratagy Resort
(foto: divulgação)
 
O Village Pratagy Resort, administrado pela GJP Hotéis & Resorts e localizado em Maceió, está instalado em uma APA (Área de Proteção Ambiental) e, por isso, costuma promover diversas ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente. Uma das iniciativas do empreendimento é a criação de um Mini curso de Biologia da Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado pelo Instituto Biota de Conservação.
 
“O hotel está situado em uma área de desova das tartarugas marinhas. A ideia é que não somente os técnicos, mas também a comunidade tenha essa preocupação de preservar a região e ter uma conscientização de saber quais os melhores métodos para o cuidado com as tartarugas e o meio ambiente”, explica Edmilson Pereira, gerente do resort.
 
O curso é voltado para estudantes e profissionais de biologia, veterinária, áreas afins e pessoas interessadas no assunto, inclusive hóspedes do resort. Além das aulas, o evento contará também com práticas de manejo de ninhos de tartaruga marinhas. O mini curso acontece dias 20 e 21 de agosto no auditório do hotel.
 
Outras ações
Há cerca de três meses, o resort promoveu pela primeira vez um mutirão de plantio de árvores na área de mangue do Rio Pratagy, que corta o empreendimento. “A iniciativa faz parte de um projeto atual de recuperação e manutenção do meio ambiente local”, explica o gerente. “Sem sombra de dúvidas o pensamento comum em preservar as plantas nativas é assegurar que realmente estamos no caminho certo na harmonia entre o homem e a natureza”, comenta.
 
“O Village Pratagy possui uma estação própria de tratamento de esgoto, com capacidade de 90 m³ por dia, o que possibilita atender em torno de 900 a mil pessoas diariamente. Ou seja, atende sem problemas a lotação do resort. A estação realiza o tratamento antes de ser jogado no sistema de saneamento público”, conta Pereira.
(Juliana Bellegard)