Época de datas comemorativas, o final de dezembro – com Natal e Réveillon – atraiu bom número de turistas para os destinos que cercam a capital paraíbana. Segundo levantamento da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba), a rede de meios de hospedagem da Grande João Pessoa, o principal portão de entrada de turistas no Estado, registrou uma ocupação média de 95% dos leitos nos finais de semana do Natal (22 a 25) e do Ano Novo (29/12 a 1º de janeiro). São mais de 14 mil leitos disponíveis.

Ruth Avelino, presidente da PBTur, avalia que vale a pena comemorar os números apontados pela ABIH-PB. "Há uma crise econômica e o lazer é um dos primeiros itens a ser descartado pelas famílias. O ruim seria se fosse uma retração tremenda e isso iria repercutir diretamente no setor. Menos hóspedes significa menos turistas gastando em nossos restaurantes, utilizando nossos receptivos, consumindo nosso artesanato", analisou a executiva paraibana.

Ruth lembrou ainda que o número de turistas que estiveram visitando o Estado ou que ainda estão aproveitando as férias na região pode ser maior do que registrado pelo levantamento da associação hoteleira. A dirigente argumenta que muitos viajantes ficam hospedados nas casas de familiares ou de amigos.

"Vale ressaltar que hoje existe os aplicativos de celulares que facilitam a locação de imóveis por temporada e isso ainda não é contabilizado tanto pelo nosso levantamento ou da entidade representante da hotelaria. Os números da ABIH são das pessoas que ficaram hospedados em hotéis e pousadas", explicou.

Janeiro
Com relação a ocupação ao longo de janeiro de 2018, a ABIH-PB avalia que o setor deve registrar algo em torno do 65% a 70% ao final do mês.

* Foto de capa: pixabay/Igor Suassuna