(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Resultado de balanço realizado pela Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa em São Paulo, mostra que no último mês o índice de visitas realizadas a atrativos turísticos paulistanos cresceu 20%.  De acordo com o departamento pesquisador, os índices são reflexo da presença internacional na cidade, ocasionada pela realização de jogos da Copa do Mundo de futebol.

Entre os principais dados, o relatório evidencia atenção especial ao Museu do Futebol, que recebeu mais de 3 mil turistas internacionais somente no dia 21 de junho. Juntos MASP – Museu de Arte de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol receberam de 12 de junho até a primeira semana de julho mais de 60 mil pessoas.

As Cits (Centrais de Informação Turística) do município atenderam mais de 4,5 mil estrangeiros, acréscimo de 300% em relação ao mês anterior à Copa. 

Hotéis e outros estebelecimentos
A ocupação média nos hotéis ficou em 64%, sendo que na véspera e durante os dias de jogos na cidade, o indicador subia para 75%.

Bares, restaunates e consulados pesquisados disseram que houve um aumento de 80% do público estrangeiro.

Redes sociais
Nas redes sociais, somente neste período foram feitas 865 mil mensagens específicas sobre a Copa do Mundo em São Paulo, sendo 85% positivas, e com audiência direta de 503 milhões de pessoas e indireta de 1,023 bilhão no mundo. 

Dentre os pontos turísticos de São Paulo, os mais citados em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube são Avenida Paulista, Museu do Futebol, Masp, Pinacoteca, Rua 25 de Março, Mercadão e Vila Madalena.

Esperança de ganho econômico
Sobre os índices resgistrados, Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), ressaltou o benefício monetário que a cidade terá. Segundo o secrtário, que falou em coletiva concedida na última semana, os gastos de turistas na cidade podem ultrapassar R$ 1 bilhão somente este mês, ultrapassando a estimativa inicial que era de R$ 700 milhões.

Outra medida anunciada por Poit é a manutenção da Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista deposi da competição esportiva.

Serviço

www.spturis.com