Vitoria (foto: Filip Calixto)(fotos: Filip Calixto)

Pelas ruas largas de Vitória (ES) ares de grande cidade se confundem com a aparente calma dos municípios litorâneos brasileiros. Uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas – junto a São Luís (MA) e Florianópolis (SC) -, a principal cidade capixaba tem ritmo acelerado, seja com seus automóveis importados que circulam pela orla das muitas praias ou pelo comportamento da população, que, em sua maioria, cumpre a atividade da corrida diariamente.

Mas não é só isso. Para mudar de cenário basta uma visita à praia num dia de semana a tarde ou fazer uma incursão aos muitos morros. Nessas situações uma surpreendente tranquilidade surge, habita e mostra a outra face da quarta capital brasileira no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Residência de pouco mais de 314 mil pessoas, Vitória é a capital do Sudeste com menor população, o que não tira em nada seus trunfos e pontos a favor. Destino turístico que recebe mais visitantes nacionais, a cidade tem sua economia baseada nas atividades portuárias, no comércio, e na prestação de serviços.

Com aspectos históricos, culturais, gastronômicos, esportivos e religiosos a capital capixaba constrói a base do seu turismo e investe na divulgação de suas beleza para aumentar o fluxo de visitantes.

Em passagem pelo Espírito Santo, a reportagem conheceu a capital do Estado e registrou algumas passagens. Confira alguns retratos de Vitória no mosaico abaixo. 

Serviço
www.vitoria.es.gov.br