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A quantidade de papel, lixo e outros resíduos gerais de seu hotel pode ser maior do que você pensa. Além de prejudicar o ambiente, este resíduo está custando ao seu empreendimento um bom montante de dinheiro. Em tempos de corte de custos, é preciso considerar a realização de uma auditoria de resíduos para desenvolver um plano para eliminar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Quer entender por que? Alguns dos benefícios da gestão de resíduos são:
– Aumento da receita do hotel;
– Redução de contas e eliminação de lixo;
– Realização de programa interno de marketing por meio de recipientes para reciclagem;
– Atração de clientes eco-conscientes;
– Melhora da imagem “verde” do empreendimento;
– Cumprimento das leis e regulamentos estaduais de resíduos (depende do estado). 

Você e o hotel no qual atua também ganham com:
– Economia de árvores;
– Redução da poluição do ar e dos gases com efeito estufa;
– Economia de espaço de aterro; 
– Preservação de recursos naturais;
– Economia de energia; 

E a pergunta que não quer calar é: Como iniciar um processo de redução de resíduos e um programa de reciclagem? Abaixo estão oito passos básicos do planejamento e implantação: 

– Organizar uma equipe de redução de resíduos;
– Realizar um diagnóstico dos resíduos;
– Estabelecer metas de redução de resíduos; 
– Se interar sobre o mercado de reciclagem;
– Configurar um sistema de recolha e armazenamento; 
– Comprar produtos reciclados; 
– Treinar seu pessoal e promover o programa; 
– Estabelecer monitoramento e avaliação.
(Redação)

Serviço
www.ecogreenhotel.com