Você aplica gestão de resíduos no seu hotel?
23 de fevereiro de 2011(imagem: 3.bp.blogspot.com)
A quantidade de papel, lixo e outros resíduos gerais de seu hotel pode ser maior do que você pensa. Além de prejudicar o ambiente, este resíduo está custando ao seu empreendimento um bom montante de dinheiro. Em tempos de corte de custos, é preciso considerar a realização de uma auditoria de resíduos para desenvolver um plano para eliminar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Quer entender por que? Alguns dos benefícios da gestão de resíduos são:
– Aumento da receita do hotel;
– Redução de contas e eliminação de lixo;
– Realização de programa interno de marketing por meio de recipientes para reciclagem;
– Atração de clientes eco-conscientes;
– Melhora da imagem “verde” do empreendimento;
– Cumprimento das leis e regulamentos estaduais de resíduos (depende do estado).
Você e o hotel no qual atua também ganham com:
– Economia de árvores;
– Redução da poluição do ar e dos gases com efeito estufa;
– Economia de espaço de aterro;
– Preservação de recursos naturais;
– Economia de energia;
E a pergunta que não quer calar é: Como iniciar um processo de redução de resíduos e um programa de reciclagem? Abaixo estão oito passos básicos do planejamento e implantação:
– Organizar uma equipe de redução de resíduos;
– Realizar um diagnóstico dos resíduos;
– Estabelecer metas de redução de resíduos;
– Se interar sobre o mercado de reciclagem;
– Configurar um sistema de recolha e armazenamento;
– Comprar produtos reciclados;
– Treinar seu pessoal e promover o programa;
– Estabelecer monitoramento e avaliação.
(Redação)
Serviço
www.ecogreenhotel.com