Grandes redes hoteleiras estão sentindo o impacto das plataformas de economia compartilhada e, com elas, a construção de um mercado digital mais flexível, com uma gama mais variada de lugares para ficar e preços que atendem a todos os perfis de clientes. Essa realidade está obrigando as grandes companhias a pensar em novas estratégias e, dentro delas, estão as aquisições.

Dessa forma, a RCI, uma divisão da Wyndham Worldwide, acaba de anunciar a compra da Love Home Swap, uma plataforma com base em Londres, no Reino Unido, que permite aos viajantes, hospedar-se em uma das casas do seu portfólio e, ao mesmo tempo, disponibilizar seus próprios espaços para outros.

A Wyndham não revelou os termos do negócio, mas segundo fontes próximas à companhia, a transação é de aproximadamente  € 40 milhões (pouco menos de US$ 53 milhões). Parte desse valor foi levantado por meio de financiamento pela companhia.

Como parte do acordo, Debbie Wosskow, co-fundadora e CEO, deixa a função e assume a posição no conselho da empresa, enquanto seu irmão, Ben Wosskow, sócio-fundador juntamente com ela, assume o cargo de CEO.

Não é a primeira vez que uma cadeia hoteleira investe em um novo mercado. No ano passado, a AccorHotels adquiriu a onefinestay pelo valor de US$ 170 milhões. A empresa é concorrente direta do Airbnb, exceto pela concentração em propriedades high-end.

A Love Home Swap é uma aquisição lógica para o Grupo RCI da Wyndham, um dos maiores do mundo em timeshare. A Wyndham Worldwide já atua no negócio de aluguel de casas particulares desde 2001, com um portfólio atual composto por 120 mil propriedades.

"Pioneira no conceito de intercâmbio de férias, implementado há mais de 40 anos atrás, a RCI tem encontrado novas maneiras de evoluir constantemente. Com essa aquisição, expandimos as opções aos nossos viajantes e fortalecemos a nossa presença em mercados-chave de crescimento em todo o mundo", afirmou Gordon Gurnik, presidente da RCI.

* Crédito da foto: Pixabay/jarmoluk