A programação do 1º Encontro de Gente Hoteleira, promovido pela HotelConsult em parceria com o Hotelier News, trouxe debates sobre ESG (Environmental, Social and Governance). Nesse contexto, Alexis Thuller Pagliarini, CEO da ESG4 – Profit, People, Planet, falou sobre o impacto das iniciativas na sustentabilidade em empreendimentos hoteleiros.

“Não dá mais para adiarmos a atenção ao ESG. Já se falava de sustentabilidade há muito tempo e o jeito que ele está empacotado agora é que dá mais tração para analisar o panorama sob as três lentes: das iniciativas sustentáveis, sociais e de governança. Em 2015, por exemplo, 195 países assumiram um compromisso de limitar o aquecimento global em 2°C, e mais futuramente em 1,5°C. Hoje, já estamos em 1,1°C”, destaca.

“Hoje, existem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para melhorar o mundo no qual vivemos e, consequentemente, a forma de as empresas lucrarem. Dados comprovam que as que mais faturam são as que se importam com essas questões. A hotelaria é uma extensão da vida das pessoas. Ou seja, se elas ainda não estão familiarizadas com essas questões, com certeza as iniciativas adotadas pelos hotéis irão refletir nelas”, complementa.

Impactos

Em sua palestra no evento, aberto hoje (5), Pagliarini afirmou que, a longo prazo, não adotar iniciativas ESG será oneroso para os hotéis. “Hoje, um estudo do WTTC nos dá concretas para tornar as operações hoteleiras cada vez mais sustentáveis. Na gerência, é necessário mensurar e reduzir o consumo de energia, de água, lixo e emissões de CO2”, acrescenta.

“Na parte ambiental, temos o reuso de roupas de cama, eliminar uso de canudos e misturadores de plástico, substituir embalagens de plástico descartável de água e amenities, além de oferecer opções vegetarianas e veganas no A&B”, salienta.

1º Encontro de Gente Hoteleira - Painel_ESG_Interna

Pagliarini: adoção de iniciativas ESG por hotéis é urgente

 

Durante a explanação no 1º Encontro de Gente Hoteleira, o executivo explica que essas iniciativas ajudam a otimizar as operações e contribuem para que os empreendimentos atinjam os objetivos de desenvolvimento sustentável. “Além disso, também é preciso pensar na gestão de pessoas, entender o perfil do colaborador, saber quantas pessoas LGBTQIA+, pretos e pardos presentes entre os colaboradores. Pensando nisso, pode-se criar grupos de interesse e ações afirmativas, formação de comitês de diversidade, além de um canal de denúncias para eventuais casos de discriminação. Comece a aplicar o ESG antes que seu cliente exija”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News