A OMT – Organização Mundial do Turismo anunciou em sua sede em Madri, a realização do 3º Fórum Global de Turismo Gastronômico. O evento acontecerá em San Sebastian, na Espanha, nos dias 8 e 9 de maio de 2017.

O Fórum é organizado pela OMT em colaboração com o Basque Culinary Center, um dos membros afiliados à organização. A 3ª edição será dedicada às ligações entre o turismo gastronômico e sustentabilidade no âmbito do Ano Internacional de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, em 2017.

Na apresentação do evento, estiveram Taleb Rifal, secretário geral da OMT; Matilde Gonzalez Pastora, secretária de Estado do Turismo; Isabel Muela, vice-ministro do Comércio e Turismo do Governo Basco; Maite Cruzado, diretora de Turismo do Conselho Provincial de Gipuzkoa; entre outros.

"A relação entre alimentação e cultura se tornou uma das motivações para as viagens, mas também aparece como catalisadora do turismo sustentável, uma vez que a comida traz em si, o que há de mais autêntico no destino", disse Taleb Rifai, da OMT.

O evento reunirá especialistas e lideranças do turismo gastronômico com o intuito de discutir as últimas tendências, cases de sucesso e produtos inovadores. Entre os temas a serem abordados estão o processo "do campo à mesa", o desenvolvimento de produtos sustentáveis, as políticas públicas que levam ao sucesso e os benefícios do turismo gastronômico.

"O turismo gastronômico é um fenômeno em plena ascenção e o nosso objetivo é criar um espaço para compartilhar, refletir, analisar e trabalhar para a melhora deste segmento", afirmou Joxe Mari Aizega, diretor do Centro de Culinária Basca.

Serviço
unwto.org

* Crédito da foto de capa: Pixabay/katjasv