Trazendo a tecnologia como seu tema central, o 35º Encatho & Exprotel foi oficialmente encerrado. O evento, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de julho, no Centrosul, em Florianópolis, reuniu mais de 3 mil pessoas, entre visitantes, expositores, compradores, palestrantes e profissionais da imprensa especializada.

A feira, promovida pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina), trouxe o tema Indústria 5.0: Tecnologia, turismo e hotelaria, com uma série de debates sobre tendências para o mercado em uma grade extensa de conteúdos e palestras.

No total, a edição de 2024 do Encatho & Exprotel contou com a presença de mais de 200 marcas, distribuídas em 86 estandes. As empresas participantes eram oriundas de 16 estados e Distrito Federal, além de expositores argentinos e uruguaios. Dentre as 3 mil pessoas contabilizadas, estavam residentes de 181 cidades brasileiras.

A grade de conteúdos do evento reuniu 47 palestrantes e 67 autoridades circularam pelo evento. A imprensa foi representada por 102 profissionais e 53 estudantes marcaram presença na feira.

Destaques do evento

A Realgems foi um dos destaques do Encatho & Exprotel deste ano, com seus amenities para o setor hoteleiro. A empresa paranaense, que cresceu 12,5% em receita no primeiro semestre, levou ao evento novidades, como o Spa dos Pés — kit com sais feitos para massagens nos pés.

Já a HSystem abordou a importância da análise preditiva para o setor hoteleiro — prática que auxilia na previsão de demanda futura. Diego Corrêa, fundador da empresa, falou à reportagem do Hotelier News sobre os benefícios da estratégia e a fórmula desenvolvida para padronizar o entendimento dos dados.

Na Asksuite, Vinicius Pavei, CTO da marca, revelou que atualizações serão prioridade da empresa, visando melhor experiência do usuário, alinhando atendimento humano e tecnologia. O executivo reforçou que, para os próximos meses, o objetivo é introduzir o SLA de atendimento ao cliente, definindo metas de tempo para cada atendente.

Voltando a falar de amenities, a Harus anunciou uma virada de chave com um produto novo, pensado para resolver um problema antigo. Partindo para o segmento de tecnologia, a empresa apresenta a Harus Tech — um PMS para otimizar as principais etapas da jornada do hóspede.

Por fim, a APP Sistemas abordou um tema que vem ganhando espaço na hotelaria: a robotização. Com o crescimento da IA (Inteligência Artificial), o setor vem buscando otimizar processos e ganhar produtividade. A empresa ainda adiantou que, em breve, a tecnologia será implementadas em suas soluções.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News