Magda Kiehl (AccorHotels), Chieko Aoki (Blue Tree Hotels) e Lucila Quintino (HotelConsult)

Realizado bimestralmente pela HotelConsult, o encontro Mulheres na Hotelaria nasceu da iniciativa de Lucila Quintino, sócia-consultora da empresa, que trouxe para a 4ª edição, realizada hoje (30) pela manhã no hotel Blue Tree Premium Paulista, Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels e Magda Kiehl, vice-presidente sênior Jurídico, Riscos e Compliance AccorHotels na América do Sul.

Com a sala lotada, Lucila fez a introdução do evento, apresentando a iniciativa Mulheres na Hotelaria, seu formato e objetivo. "O Mulheres na Hotelaria surgiu há um ano com o intuito de formar um grupo que pensasse de forma mais estratégica e focada na mulher no mercado de trabalho, gerando ações que valorizem e enalteçam a presença feminina no mercado, principalmente na hotelaria, que é o nosso segmento", explicou.

Chieko Aoki falou sobre sua trajetória e a arte de receber bem

Com posse da palavra, a primeira convidada, Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, falou sobre a sua trajetória e sobre como conquistou seu espaço em um mercado onde a liderança é quase que predominantemente masculina. Não faltou na sua fala, as dicas sobre a arte de receber, já que estava dirigindo-se a uma platéia formada quase que na sua totalidade, por profissionais da hotelaria. "Na Blue Tree, importamos a tradição japonesa do bem-servir para o Brasil, com o diferencial de que o brasileiro tem um jeitinho mais descontraído, mais solto, diferente do japonês, sério por natureza. Nossa ideia é exatamente essa: harmonizar essa excelência de serviço com a afetividade, com a cordialidade, espontaneidade e flexibilidade que o brasileiro possui", afirmou a presidente.

Chieko afirmou ainda que o sucesso da companhia é resultado de três príncipios que juntos, compões a "Alma Blue Tree": criação de laços, hospitalidade e busca pela perfeição. "Uma das coisas que eu sempre considerei importante é acompanhar o hóspede na despedida até a porta. Não é um gesto corriqueiro, demonstra respeito, consideração e deixa uma boa lembrança. Sempre que ministro palestras sobre hospitalidade, falo sobre isso", observou.

Antes de finalizar a sua apresentação, Chieko Aoki também revelou o que julga ser necessário para o bom desempenho de um hotel. "A equipe tem de estar consciente de que meta é meta, prazo é prazo. Não justificar, buscar novas formas de servir, e enfrentar e resolver equações impossíveis, gerando inovação nos serviços oferecidos", finalizou.


Magda Kiehl apresenta o WAAG – Women at Accor Generation

Logo em seguida, foi a vez de Magda Kiehl, da AccorHotels, apresentar o programa WAAG – Women at Accor Generation, que busca, além da valorização da mulher dentro do ambiente de trabalho, o aumento da sua presença em cargos de liderança. Entre as ações do WAAG neste sentido, estão a realização de concursos culturais, elaboração de campanhas e informes em toda a América do Sul e, principalmente, programas de desenvolvimento pessoal e profissional, como o mentoring, carro-chefe do WAAG, segundo Magda.

"O mentoring busca orientar as mulheres no desenvolvimento profissional e pessoal, promovendo o gênero em cada equipe e junto aos gestores, melhorando assim o desempenho das mulheres e capacitando-as para a liderança", explicou, ressaltando ainda que a companhia francesa ficou em segundo lugar no ranking de melhores empresas para mulheres trabalharem no Brasil em 2017.

O próximo Mulheres na Hotelaria acontece no dia 30 de agosto. O local do encontro será divulgado posteriormente.

* Crédito das fotos: Hugo Massahiro Okada