Gruta do Lago Azul, em Bonito
(foto: divulgação/Prefeitura de Bonito/Daniel de Grandville)

Uma pesquisa realizada pela Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) sobre os hábitos do turista sul-mato-grossense aponta que os hotéis são preferência de hospedagem para 41% deste público. A categoria fica atrás da casa de amigos e parentes, procuradas por 43% deles. 

Com objetivo de fomentar o turismo interno, a sondagem entrevistou 600 moradores das cidades mais populosas de Mato Grosso do Sul durante o ano passado, e revelou dados significativos sobre o comportamento e preferências quando o assunto é viajar pelo Brasil. 

Os destinos preferidos são Sudeste, com 32%; Centro-Oeste com 30%; 19% visitaram a região Sul; e a preferência por Norte e o Nordeste chegou a 19% dos que realizaram viagens no último ano.

O estudo revelou também que 68% dos entrevistados que viajaram no último ano, permaneceram mais de cinco dias no local visitado. Somados, 22% ficaram entre três ou quatro dias.

Dentre os entrevistados, 78% já visitaram um ou mais destinos turísticos do Mato Grosso do Sul. Também, 90% deles fizeram uma avaliação positiva da viagem e indicariam o Estado para amigos e parentes citando como motivo as belezas naturais e cultura local. Dentre as cidades mais citadas estão: Bonito (22%), Ponta Porã (19%) e Campo Grande (18%).

Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, a realização desta pesquisa foi de grande valia para o turismo do Estado. 

“São informações que oferecem subsídios importantes para impulsionar o turismo interno e serve de base para realização de programas, promoção e divulgação, criação de novos roteiros. Por outro lado, como política do Governo, podemos pensar na elaboração de novos produtos, valorização das nossas belezas, atrativos  naturais e culturais que são muitos, além de despertar no sul-mato-grossense o interesse e possibilidades de conhecer cada vez mais o seu Estado”, finaliza Cintra.
 
Serviço
www.turismo.ms.gov.br