Foi aberta há pouco a 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, encontro promovido pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) que visa discutir desafios e oportunidades para o turismo nacional. O evento está sendo realizado no WTC Events Center, na capital paulista, com a cerimônia de abertura tendo as presenças de Toni Sando, presidente executivo do SPCVB; Fernando Guinato, diretor do WTC Events Center e Sheraton São Paulo WTC; e Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1 e vice-presidente do conselho de Administração do SPCVB.

“Esse evento é um orgulho imenso para nós, e essa iniciativa tem sido um sucesso enorme. Será um dia bastante produtivo, com conteúdos que reforçam nosso compromisso com o turismo de eventos do estado de São Paulo”, destacou Cecere.

Logo no início da programação, Sando apresentou o painel Marketing de Destinos, destacando o potencial turístico de São Paulo, tanto na capital, quanto nas cidades do entorno e interior. “O nosso desafio, no marketing de destinos, é encantar tanto para eventos, quanto para lazer. O destino é impactado diretamente pelas avaliações dos turistas, e por isso que as estratégias de promoção precisam ser cada vez mais assertivas”, apontou.

“A nossa proposta, durante o Expo Fórum, é mostrar o quanto o estado de São Paulo tem capacidade para receber visitantes de todos os gostos e bolsos. A capital tem uma estrutura enorme, com grandes centros de convenções e uma oferta hoteleira boa. O propósito do marketing de destinos é esse: estimular as pessoas a virem a São Paulo. Os viajantes geram consumo e impostos, e isso cria empregos, beneficiando toda uma cadeia”, complementou o executivo.

Durante o painel, Sando mencionou que uma das estratégias adotadas pelo convention nos últimos anos tem sido a realização de roadshows internacionais para promover o destino São Paulo. “Estamos finalizando a estruturação da campanha #stopoverSP, que tem como objetivo atrair turistas que estão a caminho de outro destino, mas que podem aproveitar para, antes disso, passar por aqui e nos conhecer, aproveitando os atrativos de lazer e fechando negócios ao mesmo tempo. O bleisure é uuma tendência forte no mundo inteiro e não podemos ficar de fora disso”, concluiu.

Cenário do turismo paulista

Em continuidade à programação do Expo Fórum Visite São Paulo, foi realizado o painel Turismo no Estado de São Paulo. Participaram da conversa Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo; Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP (Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo); além de Eduardo Madeira e Gustavo Grisa, consultores da InvestSP.

O bate-papo foi aberto por Lucena, que ressaltou que São Paulo vem investindo em diversas estratégias para estimular o turismo, entre elas a ampliação da conectividade aérea. “Temos tido bastante sucesso, já conseguimos adicionar o primeiro aeroporto regional, em São José dos Campos (SP), que se conectou ao Galeão, no Rio de Janeiro, e outras capitais brasileiras. Nossa missão é consolidar São Paulo como um destino vibrante e acolhedor”, analisou o secretário.

Segundo ele, vários compromissos foram assumidos pelo governo do estado, como ampliação do acesso ao crédito, criação de roteiros regionais, de forma a organizar e colocar os produtos turísticos paulista nas prateleiras do Brasil e do mundo. “Estamos investindo na qualificação de profissionais e no fornecimento de informações atualizadas sobre os atrativos turísticos. Tudo isso aquece consideravelmente o setor”, complementou, reforçando também a importância da realização de roadshows, entre outras iniciativas similares, para vender o destino.

Expo Fórum Visite São Paulo - Painel

Painel debateu iniciativas do turismo paulista

Em seguida, Grisa pontuou que, para estimular o turismo, é importante que a oferta seja aprimorada. “É preciso investir em novos hotéis, parques, entre outras estruturas. Isso diversifica o produto e, consequentemente, atrai mais turistas. Os investimentos precisam acontecer em diversas frentes, como nos distritos turísticos, uma das prioridades do governo. Existe um esforço para direcionar, sempre que possível, os investimentos para esses distritos, porque, hoje, eles são grandes diferenciais de São Paulo”, analisou.

Logo depois, Madeira falou sobre o programa CrediturSP, criado no ano passado com o intuito de facilitar o acesso ao crédito para empresas do turismo paulista. Segundo ele, a palavra-chave da iniciativa é parceria. “O CrediturSP só funciona devido às parcerias, que ajudam a fomentar o programa. Desde que a plataforma foi criada, recebemos 1,9 mil solicitações, das quais a maioria foi aprovada para receber crédito, atingindo R$ 1 bilhão em recursos desembolsados pelas instituições financeiras parceiras”, disse.

O executivo explicou que vários encontros têm sido realizados para apresentar o programa ao trade turístico paulista. “São workshops de divulgação para mostrar essa iniciativa e fomentar mais investimentos e, por fim, estimular maior desenvolvimento do setor”, continuou.

Já Ana, em sua fala no Expo Fórum Visite São Paulo, apresentou com mais detalhes a Academia do Turismo SP, conjunto de iniciativas que estão sendo desenvolvidas tanto pela Setur-SP, quanto por outros órgãos e entidades, abrindo vagas em cursos de capacitação para profissionais do turismo. “Temos algumas parcerias formalizadas, fornecendo alguns cursos, e isso facilita que os profissionais se atualizem. Há demanda, então a oferta precisa ser qualificada. Há muitas cidades do interior e litoral nas quais queremos trabalhar mais ações de capacitação, e isso com certeza irá ajudar muito”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News