Apesar do crescente interesse no setor hoteleiro, as principais marcas globais enfrentam obstáculos na construção de valor de marca. Segundo dados recentes da Brand Finance, a Hilton mantém sua posição como a marca hoteleira mais valiosa do mundo, com um valor estimado em US$ 11,6 bilhões. A Hyatt segue em segundo lugar, com um valor de marca de US$ 6,0 bilhões.

No entanto, o panorama geral mostra que oito das 10 principais redes hoteleiras experimentaram uma diminuição em seu valor de marca, sugerindo desafios persistentes em maximizar o potencial de crescimento da marca. Henry Farr, diretor associado da Brand Finance, destaca os desafios enfrentados pelas empresas para impulsionar sua valorização em meio à recuperação pós-pandemia.

“Muitas das principais marcas de hotéis têm lutado para aumentar o valor da sua marca de forma tão robusta como nos anos que antecederam 2020, e a classificação Brand Finance Hotels 2024 mostra que estes desafios continuam à medida que a indústria recupera. Apesar de um aumento na procura de viagens e hotéis, o crescimento real não correspondeu às expectativas, resultando em ligeiros declínios ou num crescimento mínimo do valor da marca para as empresas hoteleiras líderes mundiais.”

Apesar dos desafios, algumas marcas apresentam um crescimento notável. A Taj, da Índia, é destaque como a segunda rede de crescimento mais rápido do mundo, com um aumento de 45% em seu valor de marca, atingindo US$ 545 milhões. A ascensão da empresa é impulsionada pelo avanço  acelerado das receitas e pela consolidação de sua marca. Além disso, a indiana alcançou o topo do ranking do Índice de Força da Marca (BSI), ressaltando sua posição como a marca hoteleira mais forte do globo.

Os dados da Brand Finance também revelam um aumento significativo no valor das principais marcas hoteleiras da Espanha, elevando-as para posições de destaque no ranking global. Empresas como Occidental, Meliá e NH Hotels registram um crescimento notável em seu valor de marca, demonstrando a crescente competitividade das redes espanholas.

Destaques do lazer e turismo

Pela primeira vez, a Brand Finance apresenta as 25 marcas de lazer e turismo mais fortes e valiosas do mundo. Empresas como Booking.com, Airbnb e Trip.com Group lideram o ranking, evidenciando um crescimento de valor de marca de dois dígitos. Outras empresas que se destacaram em desempenho são a Royal Caribbean e a Tokyo Disneyland, que emergem como líderes no segmento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Hotels