Incentivar a comunidade local a se aproximar e explorar a potência turística dos destinos é a principal missão do Programa Turismo na Escola — iniciativa desenvolvida pelo Senac. Buscando destacar a importância do segmento, principalmente entre jovens, a instituição implementou a ação em Campos do Jordão (SP).

O município localizado na Serra da Mantiqueira é a primeira Estância Turística consolidada a participar do projeto. O Programa Turismo na Escola oferece novas ferramentas aos professores do Ensino Fundamental e amplia a conexão das escolas com as cidades.

“Temos certeza que o turismo pode fazer tudo isso e os professores daqui de Campos do Jordão foram extremamente engajados, criativos e aceitaram muito bem o programa. Estamos colhendo resultados incríveis aqui”, comenta Valéria Thomaz, docente do Senac São Paulo.

O Programa reuniu professores e coordenadores da rede pública de todas as nove escolas do ensino fundamental I de Campos do Jordão, com o objetivo de levar o turismo para dentro da sala de aula e incentivar a valorização da cultura local e o pertencimento.

Atividades

As atividades foram divididas em dois dias. Os participantes começaram com uma aproximação sobre os conteúdos do turismo e da Base Nacional Comum Curricular, desenvolveram algumas atividades e, a partir desse encontro, sistematizaram alguns tipos de aprendizado que poderiam ser utilizados em salas de aula. O segundo dia foi marcado por uma visita técnica ao Hotel Toribaque conta com 80 anos de história –, Fazendinha Toriba e por uma atividade de elaboração de projeto.

“Nós recebemos trinta professoras da rede pública, trazidos de dentro de um projeto do Senac. Essa aproximação da escola e do turismo foi muito interessante para mostrar o que tem por trás do ramo hoteleiro. Agora as educadoras vão conseguir propagar isso para os alunos que, futuramente, vão trabalhar no setor turístico, que tem forte expressão e contínuo crescimento no Brasil. Campos Jordão tem muito potencial, onde destaco também o turismo sustentável, para que haja sempre a valorização e preservação da nossa maravilhosa natureza”, conta Aref Farkouh, diretor do Hotel Toriba.

No ano de 2023 está em análise a implantação, nas salas de aula, dos projetos desenvolvidos pelos professores da rede pública durante o treinamento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Senac