Com a chegada de 2023, a Decolar analisou as tendências do turismo para o ano. As projeções mostram o movimento do setor na América Latina rumo a níveis registrados antes da pandemia de Covid-19. No terceiro trimestre de 2022, a empresa registrou reservas brutas de US$ 1,1 bilhão, aumento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior e 94% do nível de 2019, no mesmo recorte.

O volume de transações também teve alta, com incremento de 21% em relação ao mesmo período de 2021 e atingindo 81% do nível observado no terceiro trimestre de 2019. “A inovação e a tecnologia nos processos de compras de viagens foram pontos chave para a recuperação do turismo e para satisfazer as necessidades do novo perfil de clientes”, afirma Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

“O cliente passou a exigir maior personalização e experiência digital nas plataformas de venda. Com o apoio da inteligência de dados, é possível analisar as informações de busca dos clientes nas plataformas e medir os interesses e tendências de viagens e destinos”, completa. Segundo a executiva, 95% dos viajantes da América Latina passam por algum canal da Decolar antes de comprar uma viagem.

“A inteligência tecnológica ajuda a direcionar a pesquisa para o que o cliente está buscando e a conectar as diversas plataformas de venda, como sites e aplicativos”, complementa Daniela.

Outras tendências

Entre as outras tendências para o turismo em 2023, a Decolar aponta que a demanda pela personalização vem dos próprios consumidores, que fornecem informações de hábitos e preferências em troca de melhores experiências de compra. Além disso, com as novas tecnologias, a empresa também observa como a modalidade de vacation rentals, que tem sido uma grande aposta da companhia, vem se tornando um mercado promissor no pós-pandemia.

Com a tendência do anywhere office, mais pessoas passaram a exercer sua profissão de qualquer lugar do mundo, combinando trabalho e lazer, aumentando a preferência pelos aluguéis por temporada. As hospedagens que possuem wi-fi, aceitam pets ou promovem contato com a natureza também estão entre as principais tendências.

Para Daniela, os viajantes estão preferindo adquirir pacotes de viagens, que podem resultar em descontos. “Por fim, a sustentabilidade também é uma tendência no setor, visto que conservar o planeta e ter responsabilidade social é dever de todos, e isso é algo que tem um peso crescente nas escolhas dos clientes, que cada vez mais buscam viagens amigáveis com o ambiente”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar