Se em 2022 o Brasil registrou R$ 5,8 bilhões em tentativas de fraude, os dados do primeiro trimestre de 2023 já apontam um cenário diferente. De acordo com um levantamento da ClearSale, o índice foi 27,3% menor frente ao mesmo período no ano anterior.

Já o ticket médio da fraude foi de R$1.263, resultado 9,4% maior em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Foram analisados mais de 38 milhões de pedidos feitos no e-commerce brasileiro no período de 1° de janeiro até 31 de março de 2023.

De acordo com Marcelo Queiroz, head de Estratégia de Mercado da ClearSale, os dados consolidam a expectativa de desaceleração do setor. “Como já esperávamos, a desaceleração do comércio eletrônico e as incertezas financeiras dos consumidores resultaram em queda nos números. Mas, os varejistas e consumidores devem continuar atentos aos golpes, tendo em vista que os números seguem altos”, explica.

As categorias que mais sofreram tentativas de fraudes neste trimestre foram eletrônicos (5,1%) com ticket médio de R$2.816, acessórios (4,2%), com R$999, automotivo (4,1%), apresentando R$1.308 e móveis (3,9%), totalizando R$698.

Regiões

A região Norte apresentou o maior índice de tentativas de fraudes no 1° trimestre, com 2,5% e ticket médio de R$1.483, em segundo lugar ficou o Nordeste (2,2%) e ticket médio de R$1.355. Já a região Centro Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%) ficaram empatadas em tentativas, todavia, a primeira apresentou ticket médio de R$1.490, o maior do ranking, e a segunda fechou com R$1.206.

(*) Crédito da foto: pixelcreatures/Pixabay