Aviva tem receita recorde em 2023 e anuncia novos investimentos
14 de maio de 2024Na primeira edição do Aviva Day, realizada hoje (14) no Restaurante Cabruca, em São Paulo, executivos da empresa divulgaram os resultados financeiros de 2023 e anunciaram um forte ciclo de investimento até 2028. Falando dos números do ano passado, Alessandro Cunha, CEO da Aviva, pontuou que a companhia teve o melhor ano de sua história, com receita de R$ 1,2 bilhão, alta de 23% frente a 2022.
Na comparação com 2019, ano pré-pandemia, o incremento foi ainda mais significativo, de 39%. E, em 2024, os resultados seguem a curva ascendente. “Neste ano, tivemos o melhor primeiro trimestre da nossa história, com R$ 370 milhões em vendas. Para o primeiro semestre, miramos faturamento de R$ 596 milhões. E é uma projeção fácil de fazer, porque os clientes já estão reservados e conseguimos mensurar quanto teremos de receita”, disse Cunha.
Para 2024, a Aviva mira R$ 1,3 bilhão em faturamento, crescimento de 7,3% na comparação com 2023. Em seguida, o CEO pontuou que o ciclo de investimentos desenhado para os próximos anos contempla injeção de R$ 1,2 bilhão em reformas nos produtos hoteleiros e de entretenimento da plataforma.
Costa do Sauípe
Durante sua fala, Cunha explicou que a cifra total será dividida entre os diversos produtos da empresa. “Na Costa do Sauípe, a estratégia é concentrada, principalmente, na renovação e reposicionamento do produto hoteleiro no mercado. Iremos direcionar R$ 420 milhões para a parte hoteleira e, a partir dessa renovação, teremos duas categorias de empreendimentos: dois Grand Premium (Brisa e Sol), e dois na categoria Resorts (Mar e Terra)”, disse o executivo.
Na apresentação, o CEO da Aviva falou de duas novidades importantes para o destino baiano. A primeira é a construção do Hot Park Baía das Tartarugas. A companhia prevê que as obras devem ser iniciadas em agosto deste ano, com expectativa de finalização em 2027. O empreendimento será temático, contando a história da tartaruga Marina, visando estabelecer maior conexão com a natureza a estimular a consciência ambiental.
A outra novidade anunciada é um produto high end timeshare, com objetivo de oferecer uma experiência de residência em apartamentos de 24 a 100 metros quadrados (m²). “É um hotel que já existe em Sauípe e estamos fazendo a conversão. São 208 apartamentos, em um empreendimento com VGV (Valor Geral de Venda) de R$ 800 milhões e capacidade de gerar 2,1 mil empregos diretos e indiretos”, comentou Cunha.
Rio Quente
O destino goiano também está no radar de investimentos da Aviva. “No Hot Park, temos trabalhado bastante para trazer novas experiências. No ano passado, adicionamos algumas atrações e trouxemos dois restaurantes e, nesse ciclo de investimentos, estamos investindo R$ 60 milhões em tematização”, destacou o CEO da empresa.
“Também teremos reformas no Parque das Fontes e nos hotéis Pousada e Turismo. No Pousada, as obras já estão em andamento, por etapas, e teremos 100% de renovação até 2027. Já no Turismo, iremos iniciar as obras em 2025. Totalizando todos os investimentos em melhorias, a cifra chega a R$ 360 milhões”, afirmou.
Além disso, Cunha falou sobre o InCasa Residence Club, produto destinado aos membros do clube de férias. O empreendimento, com 20 casas, VGV de R$ 600 milhões e ticket médio de R$ 600 mil, deve ser entregue no ano que vem e é uma das prioridades do ciclo de investimentos.
Estratégias
Durante o Aviva Day, Claudia Woods, presidente do Conselho de administração da empresa, destacou que a eleição do novo conselho tem como objetivo trazer o cliente para o centro da estratégia da Aviva. “É uma relação bastante profunda, que queremos justamente intensificar com essas novidades”, afirmou.
Complementando o raciocínio, Paulo Schneider, diretor de Operações da companhia, ressaltou que, quando um produto hoteleiro passa por renovações, acaba demandando a inserção de novas tecnologias, e que a Aviva também tem trabalhado neste sentido.
Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas, endossou que, com as mudanças anunciadas pela Aviva, a estratégia de marketing precisou ser revista e hoje tem como foco central a categorização dos empreendimentos. “A fidelização companha todo esse movimento de crescimento dos produtos. Passamos a ser a primeira empresa de parques a ter a mesma marca em dois destinos”, analisou.
“Na nossa estratégia, a hospitalidade aparece como parte fundamental da experiência. Além disso, também estamos trabalhando o ESG (Environmental, Social and Governance) em nossos destinos. Por isso, teremos no meio do ano a estreia do canal da Turminha da Zoeira no YouTube. É uma estratégia para conscientizar o público, principalmente o infantil, sobre a importância da preservação ambiental e dos recursos naturais”, finalizou Cândido.
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News