Último feriado do primeiro semestre, Corpus Christi promete alta movimentação em diferentes partes do país. Segundo dados do MTur (Ministério do Turismo), os principais aeroportos brasileiros indicam um grande fluxo de passageiros no final de maio e início de junho.

A circulação é maior na região Sudeste, que abriga alguns dos principais terminais do Brasil. Somente no Aeroporto de Guarulhos (SP), estimativas indicam a presença de 652 mil passageiros, contra os cerca de 640 mil registrados no mesmo período de 2023. Já na capital paulistana, Congonhas vai ser palco de um total de 2,6 mil pousos e decolagens, com capacidade de oferecer até 422,3 mil assentos nas aeronaves.

Também no estado de São Paulo, em Campinas, o Aeroporto de Viracopos espera 289,5 mil passageiros, somando cerca de 2 mil voos. Entre os destinos mais procurados, destaque para as capitais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte do país. No Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), a expectativa é receber 188 mil viajantes a bordo de aproximadamente 1,2 mil voos, número 97% superior ao verificado no feriado de 2023.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que a movimentação impacta positivamente diversas atividades do setor. “Além das empresas aéreas, que têm uma alta demanda, este fluxo leva visitantes a diversos destinos nacionais, fazendo girar a economia de meios de hospedagem, bares, restaurantes e vários outros negócios. É o turismo contribuindo com um forte impulso à economia e à consequente geração de emprego e renda aos brasileiros”, observa.

Em Minas Gerais, o Aeroporto de Confins projeta mais de 155 mil passageiros, um aumento de 1,7% na comparação com igual período do ano passado. O fluxo deve mirar destinos habitualmente procurados como Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Maceió (AL). Já em Brasília (DF), são esperados 200 mil passageiros e cerca de 1,5 mil voos, principalmente para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

As estimativas de alta também se aplicam a terminais do Nordeste, muito buscados nos feriadões. Em Recife (PE), haverá mais de 1,1 mil voos, um crescimento de 33% ante o Corpus Christi de 2023, com a oferta de 27,9 mil assentos nas aeronaves. Já na cidade de Fortaleza (CE) são esperados 78,3 mil passageiros e 574 voos, enquanto em João Pessoa (PB) a previsão é de 164 pousos e decolagens, número 52% maior que no mesmo período do último ano.

Hotelaria e impacto econômico

Em São Paulo, estado com alta movimentação de turismo religioso, o impacto deve ser de R$ 5 bilhões na economia, segundo dados da Setur-SP. Já a expectativa para a ocupação hoteleira é de 57,5%.

No Rio de Janeiro, a HotéisRIO e a ABIH-RJ divulgaram hoje (29) a pesquisa de ocupação hoteleira para a cidade e para o interior do estado no período de 30 de maio a 2 de junho, referente ao feriado de Corpus Christi e ao evento Maratona do Rio. A taxa média de ocupação na capital ficou em 79,71% e no interior, em 78,21%.

Na cidade do Rio, a região de Flamengo/Botafogo registrou 89,66%, seguida por Copacabana/Leme (89,15%), Ipanema/Leblon (81,47%), Centro (76,29%) e Barra/Recreio (69,05%).

No interior do estado destaque para Miguel Pereira, com 97,80%, seguido por Vassouras (91,20%), Petrópolis (85,80%), Teresópolis (84,30%), Itatiaia/Penedo (84,10%), Nova Friburgo (83,40%), Rio das Ostras (77,60%), Macaé (76,30%), Valença/Conservatória (75,40%), Angra dos Reis (72,50%), Paraty (71,50%), Arraial do Cabo (68,50%), Cabo Frio (64,80%) e Armação dos Búzios (61,80%).

O presidente do HotéisRIO e conselheiro da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, ressalta que os bons números de Miguel Pereira se devem à inauguração de diversos atrativos turísticos. “Há um outro fator também, o município vizinho de Paty de Alferes realiza neste período a Festa do Tomate, maior festividade local, e os visitantes que não conseguem hospedagem lá buscam alternativas próximas. Vassouras também se beneficia disso, mas tem um evento específico neste período – os jogos universitários do setor de comunicações. Por fim, podemos observar o início da alta temporada em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Itatiaia, por conta da chegada do frio, o que se traduz nos números”.

Enquanto o setor hoteleiro aproveita a alta demanda, a equipe do Hotelier News tira um dia de folga para descansar. Na sexta-feira (31), voltaremos com mais conteúdos.

Bom feriado a todos!

(*) Crédito da foto: Valter Camparato/Agência Brasil