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A menos que você tenha vivido em outro mundo nos últimos anos, certamente sabe a importância da pauta ESG (ambientais, sociais e de governança) para os negócios. O fato é que, diante do aumento da preocupação com os impactos ambientais e sociais das empresas em seu entorno, este tema se tornou relevante para todos os setores, inclusive para a hotelaria.

O mercado de turismo, de maneira geral, engloba uma grande quantidade de empresas e movimenta a economia brasileira de forma relevante, contribuindo significativamente para a economia nacional. Além disso, também é preciso considerar o fato dos hotéis estarem abertos o ano todo, 24 horas por dia e serem responsáveis direta e indiretamente por milhares de empregos em todo o país. Ou seja, a priorização da agenda ESG pelo setor certamente pode trazer impactos muito positivos para a sociedade e meio ambiente, no curto, médio e longo prazos.

“E o cenário é promissor: o mercado hoteleiro tem demonstrado um interesse cada vez maior pelo tema, entendendo que o ESG precisa ser parte de uma estratégia contínua e que veio para ficar. Alguns players do segmento já perceberam esta tendência há alguns anos, e passaram por uma verdadeira transformação de mindset em seus negócios, incluindo esta pauta em diferentes processos de sua rotina. Aqui me refiro principalmente a multinacionais e grandes redes. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) em 2022, 70% das redes hoteleiras do país afirmaram ter uma área dedicada a práticas de sustentabilidade”, pontua Claudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS.

Em complemento a isso, alguns empreendedores também perceberam a importância do ESG como uma oportunidade para investirem na criação de hotéis que já nascem com uma proposta sustentável, um grande diferencial para atrair os hóspedes. Contudo, quando olhamos para o panorama geral do mercado hoteleiro no Brasil, e os avanços em ESG, é possível notar que, mesmo que muitas empresas já possuam o tema no radar, ainda não realizam ações concretas. O lado bom é que não faltam possibilidades e oportunidades de inovação envolvendo estes três pilares – ambiental, social e de governança – no mercado hoteleiro. O que é preciso é tomar coragem e dar o primeiro passo.

“Um dos erros mais comuns é não saber por onde começar ou se propor a abarcar uma grande quantidade de iniciativas de uma só vez. Para não cair nesses erros, é importante agir com foco e estratégia, desenvolvendo ações realmente efetivas e que se enquadrem ao contexto organizacional. Realizar a matriz de materialidade é uma boa estratégia para as organizações mapearem possíveis oportunidades de atuação de ESG, identificando a partir da posição atual do negócio e da sua natureza campos que podem ser interessantes de trabalhar. A partir disso, é possível começar a traçar planos para cada área”, acrescenta o executivo.

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ESG traz benefícios para ambos os lados, diz Cordeiro

Caminhos da sustentabilidade

E caminhos não faltam. Alguns exemplos são: redução de consumo de energia; uso de energia renovável; redução do consumo e reuso de água; reciclagem; apoio a iniciativas sociais e à comunidade local; adoção de práticas voltadas para o bem-estar dos colaboradores; projetos de diversidade e inclusão; políticas de transparência e compliance, etc.

“Sem dúvidas, conforme a agenda de ESG avança no segmento, o compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso entre o ecossistema hoteleiro é uma prática fundamental. Afinal, essas ações trazem resultados positivos para toda a sociedade, e conforme as organizações aprendem e evoluem nesta pauta, todo o setor hoteleiro é beneficiado”, diz Cordeiro.

A jornada de ESG pode ser um tanto quanto desafiadora e a tecnologia se propõe a ser uma grande aliada das empresas nestes processos, contribuindo para inovações e ganhos de produtividade. Além de fornecerem importantes dados para a elaboração da matriz de materialidade e para os planejamentos de ESG, as soluções ajudam também no acompanhamento dos resultados. Todos estes dados, reunidos de forma digital também auxiliam na produção de indicadores de sustentabilidade, automatizando e otimizando o trabalho. Além disso, contar com o apoio de consultorias e especialistas durante todas as fases de planejamento e execução da estratégia de negócio pode ser valioso para as empresas.

“É fundamental que o setor hoteleiro compreenda a pauta de ESG como parte integrante de todo o negócio, afinal clientes e o próprio mercado demandam esta proatividade das empresas. Cabe aos gestores se dedicarem ao tema, incorporando-o na rotina iniciativas que sejam de fato eficientes e promovam boas práticas no ambiente de negócio. A hotelaria é parte da vida de milhares de pessoas e, sem dúvidas, o investimento em ESG pode influenciar e transformar positivamente o ambiente para todos”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Pixabay

(**) Crédito da foto: divulgação/TOTVS