De acordo com pesquisa divulgada pelo SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), a rede hoteleira da Baixada Santista tem expectativa de atingir 52% de ocupação durante o feriado estadual prolongado, entre os dias 6 e 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista.

O levantamento foi feito nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga. Até o momento, 23% dos leitos estão reservados para o período. “Esperamos que esse feriado traga resultados positivos para o setor, visto que é um dos poucos do ano e ocorre junto ao período de férias escolares. Desta forma, acreditamos que muitos turistas vão optar pelo nosso litoral para curtir com a família e amigos”, afirma Gabriel Costa, secretário de Comunicação do SINHORES.

A previsão de ocupação na Baixada Santista neste feriado ficou abaixo de períodos como o Carnaval, em que a estimativa foi de 90%, Páscoa (85%) e Corpus Christi (78%).

Diferença de cenário

O ano de 2023 foi marcado pelo grande número de feriados prolongados, o que ajudou a hotelaria da Baixada Santista a registrar bons números. Isso se refletiu, por exemplo, nos resultados registrados em Santos, que teve o melhor primeiro semestre em termos de ocupação desde 2015, segundo dados da Sepesq (Seção de Pesquisa Turística).

De janeiro a junho, os hotéis tiveram média de ocupação de 59,33%, 9% superior ao registrado no mesmo período de 2022 (54%) e 18% acima do primeiro semestre de 2019. Os números foram reflexo da expressiva temporada de verão, que levou 2,6 milhões de turistas ao destino, além dos já mencionados feriados prolongados. Só o feriado de Corpus Christi, por exemplo, atraiu 275 mil visitantes.

Neste ano, o menor número de feriados prolongados representa um grande desafio para a Baixada Santista. Por isso, cidades da região têm recebido investimentos da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) para atrair maior demanda turística.

(*) Crédito da foto: Divulgação