Apagão cibernético gera cancelamento de voos pelo mundo
19 de julho de 2024Uma grande falha nos sistemas de TI afetou várias atividades ao redor do planeta hoje (19), incluindo as operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações. De acordo com a empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h, quase 1,4 mil voos haviam sido cancelados em decorrência da pane, aponta O Globo.
O apagão cibernético foi causado por uma atualização num software da empresa CrowdStrike. Especificamente no setor da aviação, isso gerou problemas para realização de check-ins e outros sistemas, que passaram a ser feitos manualmente, em alguns casos. Lembrando que não há riscos para a segurança dos aviões.
As principais companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informa a FAA (Administração Federal de Aviação). A Cirium aponta que os EUA tiveram 512 voos cancelados até 7h. Na Alemanha, foram 92 e na Índia, 56. Ao menos 45 viagens previstas na Itália foram suspensas e outras 21 no Canadá.
A Ryanair, maior empresa aérea da Europa, pediu aos passageiros para chegarem aos aeroportos com três horas de antecedência para mitigar o transtorno. Ao longo do dia, foram registrados problemas em aeroportos de países como Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça.
Brasil
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, até o momento não há registros de cancelamentos nos aeroportos brasileiros, revela o Olhar Digital. No entanto, ainda há a possibilidade de o apagão cibernético causar impactos nas operações no país, que tem se esforçado para elevar a demanda internacional em seus principais aeroportos.
A Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. A companhia orienta que os clientes que possuem voos agendados e que ainda não tenham feito o check-in a chegarem com antecedência ao aeroporto, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.
Já a Gol disse que suas operações e sistemas não tiveram impactos. A Latam, por sua vez, não deu informações sobre possíveis impactos em sua operação.
(*) Crédito da foto: Freepik