Desde o dia 1º de julho, o icônico Hotel Jaraguá, localizado no centro da capital paulista, opera sob nova bandeira. Rebatizado como Nacional Inn Jaraguá São Paulo, o empreendimento que antes estampava a marca Novotel definiu seu gerente geral. Francisco Melo Cid, antigo subgerente da propriedade ainda em tempos de Accor, comandará a gestão da nova fase do produto.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Cid, que traz consigo uma bagagem de mais de dois anos de experiência no empreendimento, conta que a prioridade de sua administração será manter o bom posicionamento do hotel perante o mercado. “Queremos que o público saiba que vamos seguir com a qualidade dos serviços prestados e trabalhar para melhorar a satisfação dos hóspedes”.

Outro ponto em destaque são as modernizações estruturais. O prédio, que já conta com 70 anos desde sua abertura, é tombado pelo Patrimônio Histórico. Sua decoração abriga obras de Di Cavalcanti, além de um mural do pintor Clóvis Graciano, que serão preservados e restaurados.

“A Nacional Inn tem como foco a conservação do produto, assim como sua manutenção. É um prédio que tem história no centro de São Paulo. Ainda não temos os valores exatos das reformas, mas vamos avaliar cada detalhe com profundidade”, enfatiza Cid.

De categoria midscale, o Nacional Inn Jaraguá também busca reforçar a nova marca para o público e pretende alcançar maior penetração em segmentos antes pouco explorados. “Aos finais de semana, o clube de férias é um ponto importante. Historicamente, o empreendimento funciona com boa ocupação durante a semana, mas a demanda fica aquém aos sábados e domingos para um hotel de 415 apartamentos”, avalia o gerente.

A Nacional Inn pretende estreitar relações com agências de viagens e canais de distribuição para diversificar seu público, mas sem deixar de lado seu grande potencial para receber eventos em suas 25 salas e anfiteatro.

Hotel Jaraguá - Capa (2)

Hotel opera sob nova bandeira desde 1º de julho

Treinamento e mão de obra

A nova gestão buscou preservar o antigo quadro de colaboradores e, desde o início de julho, vem promovendo treinamentos da rede e sistemas para os funcionários. Segundo Cid, a Nacional Inn não realizou demissões, mas revela que alguns profissionais optaram por migrar para outros empreendimentos.

“É um movimento natural quando acontece uma mudança de bandeira. Mão de obra é um tema sensível desde o fim da pandemia, pois o mercado tem seus desafios de retenção de talentos. Logo, estamos com algumas vagas abertas para reposição do quadro de colaboradores”, continua Cid.

A Nacional Inn ainda promoveu treinamentos sobre cultura organizacional da empresa para a adaptação dos profissionais que ficaram da antiga gestão. “Cultura organizacional é um tema desafiador e multifacetado. Estamos atuando de forma próxima aos colaboradores. A Nacional Inn possui 80 unidades e as possibilidades de crescimento são imensas”, ressalta o executivo.

A gestora assumiu o Nacional Inn Jaraguá em pleno mês de julho, período de baixa demanda na capital paulista, ainda em modelo soft opening. Apesar dos desafios da transição, Cid prevê bons resultados no segundo semestre, com destaque para setembro e novembro — meses com grandes eventos na cidade.

Carreira

Antes de migrar para a Nacional Inn, Cid atuou por 17 anos na Accor. Sua carreira começou como cumim no interior paulista e, em seguida, ocupou posições como subchefe de Recepção, recepcionista, auditor, coordenador de Recepção e Reservas, até entrar para o programa de trainee gerencial da rede francesa.

Cid possui formação técnica em Hotelaria e Turismo, graduação em Gestão Hoteleira e pós-graduação em Gestão de Pessoas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nacional Innn