Como de costume, após o episódio de podcast do Hotel Trends, compartilho um artigo sobre o tema debatido com o(a) convidado(a). E desta vez, a conversa foi sobre inovação, com o Paulo Salvador, líder da nossa divisão de marketing e inovação na Noctua Advisory.

E em meio a muita conversa boa, adorei esse trecho comentado pelo Paulo: “Inovação é um estado de espírito. Quanto mais ordinária ela for dentro das empresas, mais ela é aplicável”. Apenas quando transformamos raciocínios complexos em atividades simples conseguimos impactar pessoas e, por consequência, os nossos negócios.

E aqui compartilho a minha tentativa de simplificar o que entendi da conversa com o Paulo sobre como levar inovação à ponta das empresas:

  1. Não se trata apenas de tecnologia, mas primeiro de pessoas. Ou como gosto de dizer, “primeiro quem, depois como”. A tecnologia é um instrumento moldado por mentes criativas.
  2. Devemos construir uma cultura de inovação. Não é um único departamento, mas toda a empresa em prol de novas práticas para se adaptar a novas exigências.
  3. Sem aplicação, não há inovação. Um projeto seguirá sendo apenas um projeto se não conseguimos colocá-lo em prática.
  4. Ouça os clientes e atenda os seus anseios. Os processos de inovação são alimentados com problemas reais. Soluções para melhorar a experiência das pessoas.
  5. Sem erro, não há inovação. Não é um ponto de chegada, mas uma jornada contínua. E tentar faz parte do caminho.
  6. Aprenda primeiro com o erro dos outros. Busque benchmarks, do que deu certo e errado. Assim, acelerará a curva de aprendizado da sua equipe.
  7. Sem inovação, viramos commodity. E sem diferenciação, competimos apenas por preço. Já vimos esse filme na hotelaria, certo?
  8. Sustentabilidade, sim! As novas gerações não aceitarão más práticas corporativas, sejam ambientais ou sociais.

No fundo, os melhores processos de inovação são aqueles que transformam as dores dos nossos clientes em experiências incríveis. E de forma constante, do início ao final da sua jornada de consumo.

Paulo, obrigado pela aula! Abaixo, o conteúdo completo do último episódio do Hotel Trends: Como levar inovação ao seu hotel?

YouTube: https://youtu.be/xhw6OtLIeRg

Spotify: https://spoti.fi/3JCFpxY

Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.