Recentemente, a Meliá Hotels International divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2024. No período, a rede espanhola registrou receita consolidada de € 960,1 milhões, superando em 5,5% os € 909,7 milhões atingidos no mesmo período do ano passado.

Nos primeiros seis meses deste ano, o lucro líquido da companhia foi de € 51,4 milhões, crescimento de 11,2% na comparação com o resultado do ano passado. A empresa também viu o RevPar global subir consideravelmente, com incremento de 13,2% na mesma base comparativa, dando continuidade aos resultados positivos registrados no começo do ano, como alta de 15,6% no indicador no primeiro trimestre e 11,7% no segundo.

O Ebitda Ajustado, por sua vez, cresceu cerca de 80 pontos base na comparação com o primeiro semestre de 2023. Além disso, a Meliá registrou evolução nos canais próprios de distribuição, que agora concentram 50,2% do share de vendas.

Análise dos resultados

Gabriel Escarrer, presidente e CEO da Meliá, diz que os resultados da rede continuam a refletir a evolução positiva do setor turístico nos primeiros seis meses do ano, nos quais o grupo conseguiu capitalizar a contínua procura de viagens graças à estratégia implementada pela empresa nos últimos anos, colhendo agora os frutos de sua aposta na digitalização, expansão internacional e renovação de posicionamento dos seus ativos, com fortes investimentos em produtos premium e luxo.

“Em termos operacionais, podemos falar de um primeiro semestre positivo, marcado pela plena recuperação dos níveis de ocupação, de clientes de lazer, negócios e empresas anteriores à pandemia, tendência que, aliada à robustez das taxas, permitiu registarmos aumento de dois dígitos no RevPar. Falando isoladamente do segundo trimestre, as receitas chegaram a € 520 milhões, mantendo a curva ascendente em relação ao mesmo período do ano passado”, complementa.

No primeiro semestre deste ano, a Meliá assinou 27 novos contratos e chegou a dois novos destinos, reforçando seu foco na expansão do portfólio.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International